Política de Direitos Autorais

POR QUE É NECESSÁRIA UMA POLÍTICA DE DIREITOS AUTORIAS COM UMA LICENÇA DE USO DO CONTEÚDO?

A legislação referente visa proteger os direitos de autor, no entanto, é necessário que não impeça a difusão e debate do conhecimento produzido. Esta é a razão.

Mas a disponibilização de conteúdos na internet enfrenta um outro desafio. Tornou-se habitual as pessoas, muitas sem refletir no que estão fazendo, pensando em seus objetivos e necessidades imediatas, copiarem trechos da internet sem a devida consideração aos autores que os produziram. Isso cria uma série de problemas quanto à confiabilidade das informações na rede e quanto à ética das relações que aí se estabelecem.

Não está errado copiar os conteúdos desde que você reconheça e cite claramente as fontes utilizadas, respeitando assim o trabalho de outras pessoas. Se você está fazendo um trabalho escolar, ou construindo o conteúdo de seu blog ou rede social, considere a importância de citar o autor ao fazê-lo, ainda mais que todo o conteúdo aqui é oferecido gratuitamente para que o maior número de pessoas possa ter acesso livre.

Nunca copie sem citar a fonte, faça seu trabalho e desenvolva suas possibilidades, citando os trechos que utilizar, para que seu trabalho seja ético. Se você quer viver em um mundo mais ético do que o que estamos vivendo, é necessário que você não seja o primeiro a negá-lo. Se você é pesquisador, siga ainda as normas acadêmicas de citação.

como citar material desta página:


SANDEVILLE JR., Euler. “Por que é necessária uma Política de Direitos Autorias com uma Licença de Uso do Conteúdo?”. Ensino e Pesquisa, on line, São Paulo, 2017.


espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de euler sandeville

.

.

.

.

.

.