sobre

Este domínio tem a intenção de reunir progressivamente o quanto possível a minha produção intelectual como pesquisador e docente, projetos artísticos e vínculos institucionais desde o início dos anos 1980.

seja bem vinda, seja bem vindo ↑

Destaco a Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento↑ (2002/2003-em curso), que é um processo gerador e animador de outros projetos:

  • o Núcleo de Estudos da Paisagem↑ (2003-2019),
  • o projeto Biosphera21↑ (concebido a partir de 1999; em curso), formalizado o domínio em 2019, quando reunia essa produção e constitui um espaço simbólico e físico de reflexão,
  • do qual se originou o Instituto da Paisagem↑ (2019-em curso), cujo objetivo no momento é dar continuidade, com sua concepção, a meus estudos e ações a partir da experiência acumulada nos últimos 40 anos.

Outras experiências como minha atividade docente no ensino médio e universitário, minhas pesquisas, minha atuação no contexto urbano com os problemas ambientais e sociais ou parte de minha produção artístico-poética estarão progressivamente disponíveis. No momento, permanecem em um domínio próprio minhas reflexões e meditações espirituais.

O sítio é entendido em processo, dinâmico, um exercício de formalização dos conteúdos. Por essa razão os textos podem ser sucessivamente atualizados, revistos, e até reescritos por completo, recomendando-se que o leitor verifique sempre a data da última atualização.

Os textos neste portal, se não indicado o contrário, são assinados por Euler Sandeville Jr. Toda a concepção e design do sítio é feita por mim, com recursos próprios.

A disponibilização de artigos na internet é um benefício e uma facilidade, o que pode trazer também algum problema, pois o copiar e colar por vezes leva a uma omissão do trabalho que o inspirou. Ao utilizar material deste sítio, seja como referência, seja transcrevendo-o, solicito que cite adequadamente a fonte, e no caso de transcrição o trecho que vier a ser assim disponibilizado seja claramente demarcado. Além disso, fazendo assim, você ajuda o acesso ao trabalho que desenvolvo com alunos e outros colaboradores.

Como todo o material é disponibilizado livremente, você deve fazê-lo da mesma forma quando utilizá-lo e se não o fizer desse modo sujeita-se a um custo por uso tornando o acesso restrito em sítio próprio ou de outrem, sem prejuízo de outras compensações ao autor caso não tenha respeitado os direitos autorais.

Eventualmente, links internos e todos os externos a este portal poderão abrir em nova janela, o que deverá estar indicado pelo sinal → ou ↑.

Como este projeto está em elaboração contínua, agradeço eventuais correções e sugestões, inclusive sobre linques quebrados ou o que seja necessário.

Euler Sandeville Jr.

Portais da consciência. Criação de Euler Sandeville, 2011, montagem de fotos do autor . Gruta do Janelão: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Januária, Itacarambi e São João das Missões, todas na região norte de Minas Gerais, 2000. Hospital Psiquiátrico do Juqueri, antigo alojamento da Colônia de Alienados, área de labor-terapia, Franco da Rocha, SP. Foto Euler Sandeville, 2004.

espiral da sensibilidade e do conhecimento
uma proposta de euler sandeville