paisagens partilhadas

PAISAGENS PARTILHADAS/ TERRITÓRIOS EDUCATIVOS

projetos e ações, ensino e pesquisa:

TRABALHOS DESENVOLVIDOS

paisagens partilhadas (conceituação)


ATIVIDADES DO INSTITUTO DA PAISAGEM / BIOSPHERA21

Estudos para uma Estrutura Ambiental Urbana para São Paulo

Estudo do Covid-19 na Cidade de São Paulo

Participação em eventos / apoio didático

Cartografia socioambiental do TICP Jaraguá Perus

Impacto de empreendimento imobiliário na Terra Indígena do Jaraguá e na conectividade ecológica

Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP)

Programa Formação para a Natureza e a Cidade

Debatendo os Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem

Condições de vida, escolarização, saúde e ambiente no Recanto dos Humildes, Perus

Territórios e Paisagens Educativas: Planejamento e Processos Colaborativos na Periferia Noroeste da Cidade de São Paulo

Parques Naturais e APAS na Produção Contemporânea da Paisagem em São Paulo.


ATIVIDADES DO NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM (FAU USP)

o Núcleo de Estudos da Paisagem

diagramas conceituais

um longo percurso

projetos em curso em 2018/2019

Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP)

Programa Formação para a Natureza e a Cidade

Universidade Livre e Colaborativa

Intervenções no Plano Diretor 2014

Projeto Paisagens Colecionadas IEB

cursos de extensão

Projeto Pedra Grande, Atibaia

Projeto Ocupação Mauá

Projeto Salto da Divisa, Jequitinhonha, MG

Fórum da Paisagem

Observatório de Remoções

Projeto Brasilândia

Projeto à Margem do Cinema

Projeto Aricanduva

Projeto Pirajussara

Projeto Heliópolis

Projeto Coletivo CICAS

Projeto Guarapiranga/Billings

+ projetos

SEJA BEM VINDA, SEJA BEM VINDO

Existimos em paisagens partilhadas. É parte de nossa condição humana existirmos apenas entre outros, com os quais e entre os quais aprendemos a nos significar e a escolher nossos caminhos. Existimos no mundo, e nossa existência é uma contínua compreensão desse mundo e de sua transformação, no qual construímos nossos significados, esperanças e capacidade de ação. Infelizmente, como temos visto, esse modo de partilha pode ser violento e adverso ao extremo, o que temos a obrigação de recusar.

Felizmente, como devemos preferir, essa partilha também pode ser solidária e afetiva, para o que temos a obrigação de procurar os meios colaborativos que contribuam para estas possibilidades melhores. Paisagens Partilhadas é o título de minha Livre Docência, mas expressa uma das duas linhas de pesquisa e ação que acompanham toda a minha atividade profissional desde os anos 1980. Nesta linha, o principais objetivos são:

  • desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos;
  • desenvolvimento da sensibilidade e da ética;
  • desenvolvimento de projetos e programas educativos;
  • desenvolvimento de processos solidários e colaborativos;
  • desenvolvimento de políticas públicas.

Sobretudo, esses meios exigem de nós uma nova disposição mental e cidadã fundada em valores éticos e solidários.

Programa Formação para a Cidade: o Parque do Jaraguá e sua dinâmica natural. Núcleo de Estudos da Paisagem, Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA/Perus), Programa Ambientes Verdes e Saudáveis/Supervisão, Técnica de Saúde de Perus (PAVS/STS Perus), EMEF Jardim da Conquista, a EMEF Jairo de Almeida. Foto do acervo do projeto.

O início desse processo de indagações remonta ao final dos anos 1970, em contínuo desenvolvimento e amadurecimento. Nos anos 1980 e 1990 foram significativos os trabalhos na Prefeitura Municipal de São Paulo, mas o reconhecimento e amadurecimento de que minha produção e atuação pode ser organizada ao longo de todo meu percurso foi gradual e sua designação como tal foi posterior, no processo de reflexão sobre minhas atividades.

No período mais recente, entre 2002 e 2019, em minha atividade como professor da Universidade de São Paulo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental, as pesquisas foram desenvolvidas no Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP) criado por mim na FAU USP entre 2002 e 2003 (deu origem em 2009 ao LabCidade).

A partir do segundo semestre de 2019 as atividades têm continuidade em novas bases, com a criação do Projeto Biosphera21, do Instituto da Paisagem e na atividade como professor Sênior na USP. O projeto A Natureza e o Tempo (o Mundo) designa a partir de 2016 minha linha de trabalho em história da cultura e da paisagem.

Nesta página reunimos gradualmente toda essa produção, destacando sempre seus vínculos institucionais ao longo desses anos.

ATIVIDADES NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Programa Eixo Sé-Arouche

Regulamentação Ambiental da APA do Carmo

Legislação sobre equipamentos que Equipam o Espaço Público

Atuação nos Núcleos regionais de Planejamento

ATIVIDADES EM AION POÉTICAS DA PAISAGEM E AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

ATIVIDADES EM ARTE AMBIENTE PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.


espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville

ESTUDOS DA NATUREZA, DA CULTURA E DO MUNDO COMO PAISAGENS E DE NOSSAS AÇÕES EM SUA SIGNIFICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO. Um sítio de Euler Sandeville Jr.

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