instituto da paisagem

poéticas da existência e ações educativas para desenvolvimento humano e socioambiental

O Instituto da Paisagem tem uma postura indagativa e crítica da cultura contemporânea e desenvolve ações voltadas para o desenvolvimento humano e socioambiental, atuando a partir de princípios éticos e cooperativos de convivência social e de transformação do ambiente comum.

Tem como foco central a atuação através de projetos de construção de conhecimentos acadêmicos e artísticos, culturais e educativos, a partir de perspectivas não-disciplinares, trandisciplinares e colaborativas.

O Instituto da Paisagem é, antes de mais nada, uma ideia e um projeto cultural e socioambiental, voltado para valores éticos e sensíveis do desenvolvimento humano. Decorre de um percurso profissional de quatro décadas, resultando na proposta de institucionalização atual a partir da integração em um único projeto de dois projetos anteriores, A Natureza e o Tempo (o Mundo) e Biosphera21 (paisagens partilhadas):

  • A Natureza e o Tempo (o Mundo) organiza estudos históricos e culturais que se fundam em uma perspectiva crítica e de longa duração das visões de mundo e da natureza, da condição humana.
  •  Biosphera21 (paisagens partilhadas) organiza projetos baseados em princípios éticos e colaborativos de construção de conhecimentos e solução de problemas, de promoção da justiça social e de qualificação do ambiente comum.

Esses projetos, ao lado da nossa proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, constituem os eixos principais de nossa organização.


finalidade

compromissos

valores

núcleos estruturantes

campo de irradiação

nucleação cognitiva

projeto institucional


equipe

Euler Sandeville Jr.
Fundador, Arquiteto e Urbanista, Arte Educador, Pós-Graduação em Ecologia, História da Igreja e da Teologia -em curso, Mestre, Doutro e Livre Docente pela USP

Bruna de Palma
Estagiária no Projeto Biosphera21: Paisagens Partilhadas (in. nov 2019), Geografia FFLCH

colaboradores

contato


espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville