Euler Sandeville Jr., 2017-2019
por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz
manifesto 2003 (a proposta em curso)
manifesto 2008 (sobre tempos de mudança e negação de valores e a busca social de significado)
uma proposta poética (2011)
manifesto 2020 pela liberdade, justiça e superação (ainda dá tempo)
orientação didático-pedagógica

A Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento é a proposta de pensar criticamente a cultura contemporânea e formas de atuação baseadas na solidariedade, na ética, na beleza da vida e da criação, no respeito e no amor ao próximo, na valorização do campo sensível do vivido, procurando ampliar as possibilidades de conhecimento e a capacidade de ação fundada nesses princípios
O conhecimento e o aprendizado são entendidos como uma construção partilhada de saberes e práticas. O projeto decorre de um longo caminhar em aprendizagem, permitindo propor o conhecimento como tendo uma potencialidade poética a par de cognitiva, e perceber a vida como ação estética e afetiva, e portanto ética: compromisso social e aprendizado existencial com o outro. Estética. Ética. Linguagem.
Uma série de transformações, no campo do amadurecimento pessoal e da vida espiritual colocou para mim a necessidade de redefinir a proposição da Espiral. Após alguma hesitação entre 2015 e 2017, conclui que muitos dos eixos, princípios, valores e conteúdos colocados desde o início justificam a sua continuidade. O que a proposta da espiral da Sensibilidade e do Conhecimento guardará e inovará em relação às fases anteriores neste momento não será definido por manifestos, mas por buscas, indagações, construções e atitudes, para as quais a centralidade da experiência cristã, que filosoficamente já estava em muitos de seus aspectos, é um norte fundamental agora.

o sentido da espiral indaga a alma no espaço virtualmente coletivo
este projeto deseja propor o desejo de amar a alegria o entendimento a fraternidade a paz o respeito a participação a valorização humana a integridade a justiça a compreensão o desejo de crescer junto o respeito à diversidade a generosidade a simplicidade | este projeto deseja se opor à violência à padronização ao preconceito ao racismo à guerra à indignidade à exploração do trabalho à miséria à corrupção à injustiça à maldade à ambição à exclusão ao ensimesmamento à camuflagem |
Em um contexto extremamente polarizado em torno dos principais temas nacionais e humanos, o desgaste político dos espaços de debate e a intransigência crescente entre os grupos sociais em tensão, coloca neste momento todos os campos essenciais à flor da pele, dificultando a construção de diálogos. Particularmente o tema da religião e o dos direitos sociais colocam grandes desafios de construção do presente, em uma grave derrocada da compreensão do outro, das instituições, dos valores sociais e com uma redução drástica da linguagem, que vai além da forma de expressão e dos vocabulários expressivos e cognitivos, mas abrange toda a nossa forma de estar e reconhecer-se no mundo. Considero fundamental valorizar os princípios éticos e solidários na construção de valores, o diálogo crítico e respeitoso entre as diferenças, os esforços para a construção de relações sociais mais integras, justas e afetuosas.
A ideia de uma Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento talvez possa ajudar nessa direção cada vez mais necessária e urgente, agora imersa em um aprendizado cristão mais autêntico, e nem por isso fácil, de superação pessoal, busca da comunhão com nosso Criador e de relação amorosa com nosso próximo, inclusive no desafio de aprendizagem diante daquele que se apresenta como fundamentalmente como um outro.

espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville