biosphera21: natureza e cultura

SEJA BEM VINDA, SEJA BEM VINDO

história da natureza e da cultura + + paisagens contemporâneas + ações educativas e socioambientais

O projeto biosphera21, como a Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento, é um ambiente poético, de pesquisa, formação e desenvolvimento de projetos.

Tem como foco central a crítica da cultura contemporânea em sua historicidade, o estudo da sabedoria ancestral judaico-cristã, a recusa dos fundamentalismos políticos, a busca de uma postura não alinhada com ditames ideológicos e partidários de quaisquer vertentes, a recusa das formas de violência, preconceito e injustiça.

Os estudos históricos e culturais se fundam em uma perspectiva crítica e de longa duração das visões de mundo e da natureza, da condição humana.

Os projetos se fundam em princípios éticos e colaborativos de construção de conhecimentos e solução de problemas, de promoção da justiça social e de qualificação do ambiente comum.

Foi concebido para reunir toda a minha produção, sediada agora no domínio Ensino e Pesquisa. Suas ações ao longo de 2019 deram origem a projeto Instituto da Paisagem, com a finalidade de dar continuidade ao Núcleo de Estudos da Paisagem (2003-2019). Dado o caráter de reunião de um conjunto grande de arquivos e fontes, agradecemos eventuais correções que possam mostrar-nos ou contribuições que queiram dar-nos na complementação do material.

Euler Sandeville Jr., setembro/novembro de 2019

BIOSPHERA21-mapa mental. Org. Euler Sandeville Jr., 2019

O presente está prenhe do que seremos:
responsabilidades e promessas do devir.

Animação de Euler Sandeville, provável 2001