1601103 – 2023 – CULTURA, PAISAGEM E CIDADE

DISCIPLINA OPTATIVA DE GRADUAÇÃO INTERSEMESTRAL
Local: FAU Maranhão 1
Período de realização: 24 a 28 de julho, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 hs.
DISCIPLINA OPTATIVA DE GRADUAÇÃO INTERSEMESTRAL
Local: FAU Maranhão 1
Período de realização: 24 a 28 de julho, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 hs.
Inscrições de alunos de graduação da USP devem ser feitas na Secretaria do AUH

Professor responsável: Euler Sandeville Jr.
Convidados já confirmados: Nilson Ghirardello (UNESP Bauru), Doriane Azevedo (UFMT), Maria Cecilia Angileli (UNILA), Magdiel Silva e Victor Miyazaki (UFU)

Tema 2023: Estudo das configurações históricas das redes territoriais, suas paisagens e valorações.

A disciplina está sendo proposta em conformidade com o projeto de Professor Sênior de oferecimento de disciplinas na graduação. Foi pensada visando trazer para a graduação o processo de pesquisa em construção no Núcleo de Estudos da Paisagem “Reconfigurações e Territorializações das Paisagens (Interações Escalares, Temporalidades, Sociedade e Cultura)”.

Planejamento de trabalho previsto

Segunda-feira, 24 de julho de 2023

10:00 – 12:00 Apresentação e aula expositiva: “Sobre o estudo das paisagens”. Prof. Euler Sandeville Jr.

14:00 – 15:45 palestra: “A formação dos patrimônios religiosos na expansão urbana paulista”. Prof. Dr. Nilson Ghirardello

16:15 – 18:00 palestra a confirmar ou atividade

Terça-feira, 25 de julho de 2023

10:00 – 12:00 aula expositiva: “Aspectos metodológicos no estudo das paisagens: os tempos”. Prof. Euler Sandeville Jr.

14:00 – 15:45 palestra: “Rede urbana mato-grossense e configurações socioespaciais e econômicas”. Profa. Dra. Doriane Azevedo

16:15 – 18:00 palestra: “Corredor Bioceânico : Eixo Capricórnio”. Profa. Dra. Cecilia Angileli

Quarta-feira, 26 de julho de 2023

10:00 – 12:00 aula expositiva: “Aspectos metodológicos no estudo das paisagens: as dinâmicas naturais”. Prof. Euler Sandeville Jr.

14:00 – 15:45 palestra: “As dinâmicas naturais das paisagens”. Prof. Euler Sandeville Jr.

16:15 – 18:00 palestra a confirmar ou atividade

Quinta-feira, 27 de julho de 2023

10:00 – 12:00 aula expositiva: “Aspectos metodológicos no estudo das paisagens:as estruturas e as escalas”. Prof. Euler Sandeville Jr.

14:00 – 15:45 aula expositiva: “Cidades novas da alta paulista entre as décadas de 1940 e 1950”. Arq. Ms. Magdiel Silva

16:15 – 18:00 palestra: “Morfologia urbana e estruturação das cidades: um olhar a partir da Geografia”. Prof. Dr. Vitor Koiti Miyazaki

Sexta-feira, 28 de julho de 2023

10:00 – 12:00 aula expositiva: “Aspectos metodológicos no estudo das paisagens: as memórias e identificações”. Prof. Euler Sandeville Jr.

14:00 – 15:45 aula expositiva: “A paisagem como patrimônio natural e social e o patrimônio da paisagem”. Prof. Euler Sandeville Jr.

16:15 – 18:00 Debates de encerramento e organização dos trabalhos.


Estratégia

Período da manhã (10:00-12:00): aulas expositivas e diálogos (aspectos metodológicos no estudo das paisagens: os tempos, as dinâmicas naturais, as estruturas e as escalas, as memórias e identificações)

Período da tarde (14:00-18:00): aulas expositivas e palestras com convidados (os tempos das paisagens; as redes territoriais; natureza, região e cidade; as regiões, os lugares e as cidades; a paisagem como valor).

Trabalho final: os alunos deverão visitar uma cidade que não conhecem, a seu critério, e fazer um relato e interpretação da cidade incluindo narrativas e desenhos a mão livre, a partir da leitura de As Cidade Invisíveis de Italo Calvino (1990).

Data de entrega: XX/XX (será definida com os alunos). A proposta do trabalho poderá ser readequada ao prazo de entrega que acordarmos, se necessário.

Professor responsável e convidados

Euler Sandeville Jr. Professor Sênior da FAU USP AUH/AUP. Arquiteto e Urbanista, Arte Educador, Mestre, Doutor e Livre Docente em Arquitetura e Urbanismo, pós-graduação em Ecologia e em História da Teologia e da Igreja. Coordenador do NEP – Núcleo de Estudos da Paisagem e da Cultura, pesquisador do grupo de pesquisa em Arqueologia da Paisagem, cocriador do LABCIDADE. Foi coordenador na pós-graduação da FAU da Área Paisagem e Ambiente e do Mestrado do PROCAM – Programa de Ciência Ambiental do IEE.

segunda-feira

Dr. Nilson Ghirardello, Professor do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design – FAAC, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP-Campus de Bauru. Eleito Foi Vice-Diretor e Diretor da FAAC-UNESP/Bauru, Conselheiro no CONDEPHAAT, Presidente e Vice-presidente do CODEPAC, Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Bauru. Conselheiro da FUNDUNESP e da Editora da UNESP.

terça-feira

Dra. Cecilia Angileli, Professora Adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo_Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA 2014/atual). Graduada, Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo_Área Paisagem e Ambiente; Pós-Doutora em Planejamento e Gestão do Território. Vice-coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Secretaria de Infraestrutura e Vice-Reitora Pro Tempore na UNILA.

Dra. Doriane Azevedo, Professora assistente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – FAET/UFMT. Coordena o Grupo de Pesquisa ÉPURA ( Estudo de Planejamento Urbano e Regional) e o Programa de Extensão EPURA in QUADRANTES. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFMT) Mestre e Doutora (FAU USP) (1999). Foi membro do Grupo de Pesquisa ALPLAN (Urbanização e Planejamento Brasil e América Latina/FAU/USP).

quinta-feira

Ms. Magdiel Silva, Arquiteto e urbanista, Especialista em Educação e Tecnologias e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP

Dr. Vitor Koiti Miyazaki graduado, mestre e doutor em Geografia pela UNESP, Campus de Presidente Prudente. Professor dos cursos de graduação e do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFU (campus Pontal), além de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Bibliografia básica e de apoio para o trabalho final

Leitura básica para o trabalho:

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo, Companhia das Letras, 1990.

Leituras de apoio sugeridas para o trabalho:

BIVAR, Antonio. Verdes vales do fim do mundo. Porto Alegre: LPM, 2006

GUINSBURG, J (org. e trad). O intinerário de Benjamin de Tudela. São Paulo: Perspectiva, 2017.

KEROUAC, Jack. Viajante solitário. Trad. Eduardo Bueno. Porto Alegre: L&PM, 2006.

LONDON, Jack. O Herege (The Aposta-te, 1906). In LONDON, Jack. De vagões e vagabundos, memórias do submundo.Trad. Alberto Alexandre Martins. Porto Alegre: LPM, 2005.

PETRARCA, Francesco. Carta do Monte Ventoso a Dionísio do Burgo Santo Sepulcro, da Ordem de Santo Agostinho, professor de Sagrada Escritura, sobre assuntos pessoais. Disponível aqui .

PIVA, Roberto; LEE, Wesley Duke Lee. Paranóia. [1963]. Rio de Janeiro: Instituto Walter Moreira Salles, 2009.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitário. Trad. Laurent de Saes. São Paulo: Edipro, 2017.

SCHELLE, Karl Gottlob. A arte de passear. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SMITHSON, Robert. Um passeio pelos monumentos de Passaic. São Paulo: Espaço & Debates, n. 43-44, 2003, 120-128 [1967]

THOUREAU, Henry David. Caminhando. Trad. Roberto Muggiati. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006

1601103 – CULTURA, PAISAGEM E CIDADE

1601103 – CULTURA, PAISAGEM E CIDADE, 2023, 2 sem., Disciplina optativa de graduação, FAU USP, prof. resp. Euler Sandeville Jr.
1601103 – CULTURA, PAISAGEM E CIDADE, 2023, 2 sem., Disciplina optativa de graduação, FAU USP, prof. resp. Euler Sandeville Jr.

Nota 1 Com palestras em modo remoto síncrono.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s