Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
Colaboradores: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)
horário: quintas das 18:30 às 22:30, remoto de forma síncrona de 19/08 a 16/12
e-book projeto pedagógico (seção projetos)
TEMA 2021: Projeto URBANIZAÇÃO E POÉTICAS DA MEMÓRIA
URBANIZAÇÃO, HISTÓRIA E POÉTICAS DA MEMÓRIA DAS ESCOLAS NO TERRITÓRIO JARAGUÁ PERUS ANHANGUERA: PERCURSOS, ICONOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO [c. 1970 a 2010]
PROGRAMA PREVISTO 19/08 a 16/12
VÍDEOS DAS AULAS EXPOSITIVAS DISPONIBILIZADAS:
- 26/08. Paisagens como experiências partilhadas e produção social ↑. Euler Sandeville
- 14/10. A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 1 ↑. Euler Sandeville
- 14/10. A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 2 ↑. Euler Sandeville
- 26/08. A cultura escolar expressa em imagens ↑. Profa. Diana Gonçalves Vidal
- 07/10. Escola memória e território ↑. Sueli Angelo Furlan
veja a cada aula o vídeo disponível a seguir, bem como sugestão de leituras de cada aula.
conheça a seção Apoio Didático ↑, com diversas recomendações bibliográficas, muitas para dowload.
Na seção Publicações ↑ você encontra cerca de 60 atrtigos meus já disponíveis para dowload, sobre paisagem, ensino, pandemia (sobre pandemia veja aqui ↑), história e outros temas. No projeto A Natureza e o Tempo (o Mundo) ↑ você encontra uma série de estudos sobre história da cultura e material histórico de apoio, em especial na subseção conceituação ↑ e em “sobre a bervidade do presente” na subseção depois de 1945 ↑
MÓDULO 1. FUNDAMENTOS DA DISCIPLINA 19/08 a 02/09
- aula 1 19/08. Apresentação. Leitura indicada:
SANDEVILLE JR., Euler. A espiral da sensibilidade e do conhecimento (ponto de partida) ↑. São Paulo. Projeto Biosphera21, 2017-2019.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009 [2006]. O que é o contemporâneo? ↑ p 57-73 - aula 2 26/08. Sobre paisagem, escola e imagem. 1. I PARTE: A cultura escolar expressa em imagens ↑ (vídeo da apresentação).
Convidada: Profa. Diana Gonçalves Vidal, professora titular de História da Educação da FE.USP e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros-IEB-USP
Leitura indicada:
VIDAL, Diana Gonçalves. No interior da sala de aula: ensaio sobre cultura e prática escolares. ↑Currículo sem Fronteiras, v.9, n.1, pp.25-41, Jan/Jun 2009
2. II PARTE: Paisagens como experiências partilhadas e produção social ↑ (vídeo da apresentação).
(A primeira parte da aula apresenta Aspectos conceituais e metodológicos dos estudos das paisagens e a segunda parte aborda a A potencialidade educativa das paisagens). Apresentação: Euler Sandeville.
Apresentação: Euler Sandeville.
Leitura indicada:
SANDEVILLE JR., Euler. Paisagens, uma rápida apresentação. Biosphera21+Instituto da Paisagem, 2020.
SANDEVILLE JR., Euler. Paisagem ↑ . Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 20, p. 47-59, june 2005. ISSN 2359-5361.
SANDEVILLE JR., Euler . Paisagens e métodos. Algumas contribuições para elaboração de roteiros de estudo da paisagem intra-urbana ↑. Paisagens em Debate, FAU.USP, v. 2, p. 1, 2004.
SANDEVILLE JR., Euler. Paisagens Partilhadas ↑. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 30, p. 203-214 (2012), june 2012. ISSN 2359-5361. doi:http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i30p203-214.
SANDEVILLE JR., Euler. A paisagem do município como território educativo. In PADILHA, Paulo R.; CECCON, Sheila e RAMALHO, Priscila (Orgs.). Município que Educa: fundamentos e propostas. São Paulo, ED,L, Vol. 1, nov., 2010. - aula 3 02/09. Memória. Resistência não-violenta e os Queixadas. Convidado: Salvador Pires (Ação Operária Católica-AOC, presidente da Frente Nacional do Trabalho-FNT)
Leitura indicada:
A “Escola Queixada”: Resistência não Violenta e Firmeza Permanente. O que é a não-violência ↑. In JESUS, Mário Carvalho de. Cimento Perus. 40 anos de ação sindical transformam velha fábrica em centro de cultura municipal. São Paulo, Cadernos para Mudar 2, JMJ, 1992, p. 93-109.
movimento de Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus na área da educação, movimento este conhecido como Queixadas. Podcast dos Trabalhadores e outros na SoundCloud. Entrevistados: José Queiroz (Soró), Professora Maria Helena Bertolini (Lena), Diego Monteiro e Professor Euler Sandeville Jr.
Frei Carlos Josafá fala sobre Mario Carvalho de Jesus, Padre Lebret e Paulo Freire.
Na página de 2018 da disciplina AUP5883 Paisagens Contemporâneas: Contracultura e Resistẽncia ↑ você encontra algum material sobre Não-Violência em quatro aulas: 10/04-Desobediência Civil, 08/04-Resistência Não Violenta: Tosltoi e Gandhi, 22/05-O Mundo do Pós-Guerra e a Resistência Não Violenta nos EUA: Martin Luther King e 05/06-Nosso Terceiro Mundo do Pós-Guerra e a Resistência Não Violenta: São, São Paulo, Meu Amor – Resistência Não Violenta, Sindicalismo e Teologia da Libertação, além de um material rico sobre outras temáticas contemporâneas.
MÓDULO 2. POÉTICAS E MEMÓRIAS 09/09 a 07/10
Memórias das escolas de Jaraguá Perus Anhanguera a partir de convidados + leitura de Pedagogia da Autonomia
- aula 4 09/09. Poéticas e memórias das escolas – percurso das escolas no território 1:EMEF Candido Portinari ↑ (vídeo da apresentação).. Apresentação: Cleiton Ferreira (Fofão), Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)
Leitura indicada:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Capítulo 1: Não há docência sem discência - aula 5 16/09. Poéticas e memórias das escolas – percurso das escolas no território 2: EMEF Paulo Prado ↑ (vídeo da apresentação).. Convidadas: Sueli Aparecida Bugana. Psicologa/ Pedagoga/ Pos-graduada em docência do ensino superior. Atuou na Secretaria Municipal do Bem Estar Social (22 anos) e EMEF Paulo Prado, onde foi diretora (18 anos), aposentada. Sarah Cazella. Pedagoga / Pós graduada em Psicopedagogia Institucional. Atuação: EMEF Paulo Prado – Professora POED (Coordenadora Pedagógica designada entre fev e jul de 2021).
Leitura indicada:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Capítulo 2: Ensinar não é transferir conhecimento - aula 6 23/09. Poéticas e memórias das escolas – percurso das escolas no território 3:
EMEF Raul Pompéia ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Silmar Leila dos Santos. EMEF Raul Pompéia.
EMEF Júlio de Oliveira ↑ (vídeo da apresentação). Convidados: Adriano Pinheiro. Letras; Pedagogo/Arte-Educador/doutorando e mestre em educação. Atuação: EMEF Júlio de Oliveira- coordenador pedagógico.Eunice da Mota Brito. Letras; Pedagoga/Pós-graduada em Gramática e Texto da Língua Portuguesa. Atuação: EMEF Júlio de Oliveira- Professora POED – Professora de Educação Digital - aula 7 30/09. Poéticas e memórias das escolas – percurso das escolas no território 4: EMEF Jardim da Conquista ↑ (vídeo da apresentação).. Convidado: Márcio Bezerra. Geografio e Pedagogo. Atuação: Professor e Diretor de Escola aposentado. Ativista de Movimentos Sociais.
- aula 08 07/10 (Primeira parte). Percurso das escolas no território 5. O Núcleo de Ação Educativa – NAE e a pedagogia freiriana no território noroeste ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Olga Kalil Figueiredo. Professora aposentada do ensino fundamental I. Integrante do Coletivo Paulo Freire.
MÓDULO 3. OFICINAS COM OS PARTICIPANTES 07/10 a 25/11
- aula 08 07/10 (segunda parte). Percurso das escolas no território 5. Escola memória e território ↑ (vídeo da apresentação). Convidada: Sueli Angelo Furlan.Graduada em Ciências Biológicas – IBUSP. Cursou Geografia_FFLCH-USP. Mestrado e Doutorado em Geografia Física USP, Pós-Doutorado na Universidade de Cádiz UCA Espanha. Professora do Departamento de Geografia da FFLCH USP e do Programa de Ciência Ambiental USP, Chefe do Departamento de Geografia FFLCH-USP, Coordenadora do Núcleo de Estudos de Populações Humanas e Áreas Úmidas – NUPAUB – USP.
- aula 09 14/10. A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 1 ↑ (vídeo da apresentação). Euler Sandeville
A paisagem do TICP Jaraguá Perus Anhanguera. Primeira aproximação. Parte 2 ↑ (vídeo da apresentação). Euler Sandeville
Leitura indicada:
veja as referências indicadas na segunda parte da aula 2, de 26/08: “Paisagens como experiências partilhadas e produção social” e assista novamente o vídeo dessa aula. - aula 10 21/10. Memória e imagem, escola e território.
I Parte da aula: Ensaio a partir de P. Ricouer: Memória e imagem. Apresentação: Euler Sandeville Leitura indicada:
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia, São Paulo: Atelier Editorial. 3a. ed. 2002. [1999]
II Parte da aula: Início das oficinas de memórias das escolas no território e suas potencialidades no período estudado com alunos, convidados e professores. Oficinas de memórias das escolas e suas potencialidades no território 1. - aula 11 28/10. Oficinas de memórias das escolas e suas potencialidades no território 2. Leitura indicada:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Capítulo 3: Ensinar é uma especificidade humana - aula 12 04/11. Oficinas de memórias das escolas e suas potencialidades no território 3.
- aula 13 11/11. Oficinas de memórias das escolas e suas potencialidades no território 4.
- aula 14 18/11. Oficinas de memórias das escolas e suas potencialidades no território 5.
- [25/11. Trabalhos em equipe: organização do trabalho a ser entregue]
- [02/12. Trabalhos em equipe: organização do trabalho a ser entregue]
MÓDULO 4. SEMINÁRIOS E ENCERRAMENTO 09 e 16/12
Seminários, TICP Jaraguá Perus Anhanguera, construindo imaginários, um futuro emergindo vivo respeitando seu passado 09 e 12/12

A disciplina adota a estratégia de uma oficina aberta à contribuição de professores e funcionários das escolas da região que desejem comprometer-se com os princípios de trabalho, devendo chegar a um trabalho final integrado de todos os participantes, esperando-se realizar debates públicos desse processo e seus resultados. O material produzido na disciplina será disponibilizado sob licença Creative Commons. Espera-se que os trabalhos permitam integrar capítulos de um livro.
Não haverá aula nos dias 28/10 (recesso) e 25/11 + 02/12 (reservado para fechamento dos trabalhos das equipes).