Prof. Resp. Euler Sandeville Junior
Colaboradores: Cleiton Ferreira (Fofão), Márcio Bezerra, Maria Helena Bertolini, Regina Bortoto (GT de Educação do TICP Jaraguá Perus Anhanguera)
horário: quintas das 18:30 às 22:30, remoto de forma síncrona de 19/08 a 16/12
e-book projeto pedagógico (seção projetos)
TEMA 2021: Projeto URBANIZAÇÃO E POÉTICAS DA MEMÓRIA
URBANIZAÇÃO, HISTÓRIA E POÉTICAS DA MEMÓRIA DAS ESCOLAS NO TERRITÓRIO JARAGUÁ PERUS ANHANGUERA: PERCURSOS, ICONOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO [c. 1970 a 2010]
EIXOS DE CONTEÚDO (ATRAVESSANDO AS ATIVIDADES DA DISCIPLINA)
- Paisagem Partilhada. Resistência não violenta. Territórios Educativos, Territórios Culturais. Interpretação da cidade, da paisagem e do ambiente pelo vivido.
- Desenvolvimento humano e social. Memória, afetividade e a paisagem como espaço vivido; construção colaborativa de conhecimentos. Iconografia, memória, conhecimento e imaginação da realidade.
- O Museu Territorial e outros projetos no TICP. Estruturas urbanas e ambientais, suas interações escalares e qualidade de vida.
- Processos colaborativos de transformação do território. Potencialidades culturais, educacionais e turísticas, geração de renda local e políticas públicas integradas.
Esses conteúdos serão suscitados organicamente no decorrer da disciplina até seu termo.
REFERÊNCIAS BÁSICAS PARA A DISCIPLINA
- A Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento: o sentido da espiral indaga a alma no espaço virtualmente coletivo ↑. SANDEVILLE JR., Euler. A espiral da sensibilidade e do conhecimento (ponto de partida). São Paulo. Projeto Biosphera21, 2017-2019.
Veja também os Princípios da Espiral. ↑ - A “Escola Queixada”: Resistência não Violenta e Firmeza Permanente. O que é a não-violência ↑. In JESUS, Mário Carvalho de. Cimento Perus. 40 anos de ação sindical transformam velha fábrica em centro de cultura municipal. São Paulo, Cadernos para Mudar 2, JMJ, 1992, p. 93-109.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PRINCÍPIOS PARA A DISCIPLINA


