Professores Responsáveis:
Ana Cecília de Arruda Campos, Euler Sandeville Jr.
Quartas-feiras, 9:00 a 13:00, Vila Penteado e EMEF Philo, Perus
1º semestre 2022, disciplina optativa de graduação
tema 2022:
Anteprojeto de paisagismo para o Ecoparque da EMEF Philo Gonçalves dos Santos
início (programa)
cronograma previsto das aulas
bibliografia básica
apoio didático (↑ abre em nova janela)
1. EMENTA
A disciplina desenvolve projetos de espaços livres públicos considerando sua inserção urbana a partir de processos colaborativos envolvendo a comunidade próxima. São enfatizados processos e métodos de projeto, priorizando o uso da vegetação como estruturadora dos espaços, assim como aspectos técnicos relativos à exequibilidade do projeto.
2. OBJETIVOS
Desenvolver o anteprojeto colaborativo do ecoparque da EMEF Philo Gonçalves dos Santos em Perus, com alunos e professores do Fundamental II no seu trabalho de conclusão de curso e do projeto pedagógico da escola, visando sua efetiva execução.
3. JUSTIFICATIVA
Esta disciplina visa introduzir conceitos e métodos que apoiem o projeto de praças públicas, dentro de um ponto de vista que busque novas soluções para este tipo de espaço, no contexto urbano contemporâneo do Brasil. Discute a participação de comunidades no processo de projeto de espaços livres. Aproxima o exercício projetual de um caso concreto e de processos em curso demandados por uma comunidade, e do pensar o projeto nas implicações de sua efetiva ou provável execução. A disciplina está sendo organizada de forma colaborativa com a EMEF Philo Gonçalves dos Santos.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Praça – conceito e sua morfologia e uso. Contexto da área de projeto. Processos participativos de concepção e projeto. Estudos de campo com processos dialógicos e colaborativos. Formas de apropriação, programas e equipamentos de praça. A vegetação como elemento organizador do espaço. O significado social e comunitário do espaço público da praça. Desenvolvimento de Estudo Preliminar. Desenvolvimento do Anteprojeto.

Figura 1. Praça Waldir Azevedo, São Paulo. O projeto incorpora a declividade acentuada à estruturação dos espaços.
5. METODOLOGIA/ATIVIDADES
Toda a atividade se baseará no trabalho prático de ateliê, atividades de campo e colaborativas, oficinas participativas e de apresentação pública de resultados. As aulas serão na FAU Maranhão, Cidade Universitária (primeira aula) e EMEF Philo Gonçalves dos Santos em Perus (4 aulas), conforme programa preliminar de atividades. As aulas envolverão oficinas com a comunidade da escola, aulas de atelier, apresentações para a comunidade dos resultados para sua elaboração e conclusão. Os trabalhos serão em equipes na fase inicial, e após apresentação dos estudos preliminares à escola, será feito o desenvolvimento de uma única proposta em nível de anteprojeto por todos os alunos. O projeto será oferecido em licença livre à escola. A disciplina exigirá deslocamento dos participantes até a EMEF Philo Gonçalves dos Santos em Perus e em momentos previstos da EMEF até a Universidade. Toda a disciplina se pautará por princípios colaborativos de trabalho.
6. AVALIAÇÃO
Critério: Será feita a média ponderada dos diversos exercícios aplicados e considerado o aproveitamento individual de cada aluno, sua evolução e participação na disciplina. O aluno ao se inscrever na disciplina compromete-se a participar integralmente das atividades de campo e ter autorização dos responsáveis, se for o caso, para esta participação.
Norma de Recuperação: Os alunos que tiverem médias entre 3,00 e 4,90, poderão entregar um (s) trabalho (s) substituTivo (s) equivalente (s) aquele (s) que não tiveram aproveitamento adequado nos prazos institucionais da FAU.

Figura 2. As atividades curriculares do 8º ano em 2021 já incorporam o projeto do ecoparque de modo interdisciplinar. O reconhecimento do território e o entendimento do suporte biofísico, a construção de maquete do relevo existente e a medição do terreno preparam os alunos para o desenvolvimento do projeto no 9º ano, tema de seus trabalhos finais de curso.

Figura 3. Atividades preliminares relativas à integração de alunos e professores da EMEF Philo Gonçalves dos Santos e professores da FAUUSP, realizadas em novembro,2021.