NATUREZA, ARTE E CULTURA
TEMA 2023: UM NOVO MUNDO POR DESCOBRIR
Professor Responsável: Euler Sandeville Jr.
Palestrantes convidados: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Solange de Aragão, Gabriel Fernandes.
Período: 17/03/2023 a 14/07/2023 (15 semanas)
A disciplina será integralmente oferecida em modo remoto síncrono
(Todos os linques indicados por ↑ abrem em nova janela)
apresentação da proposta da disciplina (2020) ↑
Bibliografia de apoio às aulas ↑
Programa registrado no sistema Janus (Objetivo, Justificativa, Biblio etc.) ↑

PLANO DE ENSINO: CRONOGRAMA PREVISTO (verifique sempre as atualizações)
MÓDULO 0: FOMOS DESCOBERTOS
AULA 01 – 17/03 PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E HISTÓRIA: Euler Sandeville
MÓDULO I: UM NOVO MUNDO NUNCA DESCRITO
Que representações duradouras a cartografia e cartas como de Colombo e Vespúcio, ou relatos como os de Staden ou histórias com as de Gandavo, engendram na construção desse novo mundo, que não é só novo por ser americano, mas também é um novo mundo europeu? Como podemos acompanhar pela iconografia dos séculos XVI e XVII as primeiras representações desse novo mundo cedem à necessidade de colocar em ordem e encontrar os meios de nomear e catalogar essa natureza em função do olhar europeu em um tenso empreendimento de conquista, mas também em novos quadros conceituais e estéticos que podemos assim acompanhar. Que processos configuram os territórios desse Novo Mundo do brasis?
Xilogravura por Ambrosius Holbein de uma edição de 1518 de Utopia, 17.8×11.8 cm.
AULA 02 – 24/03 UMA PAISAGEM PARA O MUNDO: Euler Sandeville
23/03 resumo crítico: MORUS, Thomas. A Utopia. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 1997. aqui em inglês e outras edições antigas ou sobre T. Morus). Veja FOLGER SHAKESPEARE LIBRARY: De optimo reip. statu, deque noua insula Vtopia, 1518. PR2321.U82 1518 Cage
AULA 03 – 31/03 UM NOVO MUNDO: “FOMOS DESCOBERTOS”: Euler Sandeville
30/03 resumo crítico: VESPÚCIO, Américo. Mundus Novus. Carta a Lorenzo di Piefrancesco dei Medici. In Novo mundo: as cartas que batizaram a América. Prefácio: Antonio Edmilson Martins Rodrigues – 1. ed. – Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013. 130 p.; 21 cm. – (Coleção biblioteca básica brasileira; 38). pag 3 a 14. (disponível em inglês e outras edições aqui).
“Terra Brasilis”, 1519, Lopo Homem, auxiliado por Pedro e Jorge Reine, 42×59 cm. Integra o “Atlas nautique du Monde” (“Atlas Miller”, cartógrafos Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel ilustrado pelo miniaturista António de Holanda).
—- 07/04 PÁSCOA
AULA 04 – 14/04 PAISAGENS CARTOGRAFADAS: VILAS, CIDADES E SERTÕES: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
—- 21/04 TIRA-DENTES
AULA 05 – 28/04 O INVENTÁRIO DOS TRÓPICOS: A AVENTURA DAS PLANTAS E DOS BICHOS: Euler Sandeville
WILLEM PISO E GEORG MARKGRAF – “HISTORIA NATURALIS BRASILIAE” 1648. Historia naturalis Brasiliae … : in qua non tantum plantae et animalia, sed et indigenarum morbi, ingenia et mores describuntur et iconibus supra quingentas illustrantu.
MÓDULO II: UM MUNDO MODERNO (XIX-XX): “SAÍMOS EM BUSCA DO BRASIL”
Viajantes e as expedições científicas no início do século XIX. O olhar do estrangeiro e do nacional e as representações do Brasil. Uma nação nos trópicos. A construção de uma paisagem tropical brasileira. Natureza e modernidade. Paisagens construídas. Visões da natureza, da cidade e da cultura no âmbito de um projeto de modernidade no século XIX e XX no Brasil.
AULA 06 – 05/05 OLHARES PARA O BRASIL: NACIONAIS E ESTRANGEIROS: Euler Sandeville
04/05 resumo crítico: MARTIUS, Karl Friedrich Von. Como se deve escrever a Historia do Brasil. Dissertação Oferecida ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, pelo dr. Carlos Frederico Ph. De Martius acompanhada de uma biblioteca brasileira, ou lista das obras pertenecentes a Historia do Brasil. Revista de Historia de América, no. 42 (Dec., 1956), pp. 433-458 [Revista do IHGB em 1845]
e:
04/05 comentário livre ou croquis e esquemas a partir da observação das litografias: RUGENDAS, Johann Moritz. Malerische reise in Brasilien 1 v. : il., gravs. color. ; 50 x 35 cm. Stuttgart: Daco Verlag Bläse, 1986; Fac-símile de: Paris, Engelmann & Cie, 1835.. Disponível para dowload em Biblioteca digital do Senado Federal, acesso em 28 de dezembro de 2022
AULA 07 – 12/05 PAISAGEM NA LITERATURA E NA FOTOGRAFIA NO SÉCULO XIX: Solange de Aragão
1889, Rio de Janeiro, Botafogo. Foto de Marc Ferrez, Coleção Princesa Isabel. In LAGO, Bia Corrêa do; LAGO, Pedro Correa do. Coleção Princesa Isabel: Fotografia do século XIX. Capivara, 2008.
AULA 08 – 19/05 MODERNIDADE EM VERTIGEM: O ELÉTRON INDIVISÍVEL PASSOU PELAS DUAS FENDAS! Euler Sandeville
AULA 09 – 26/05 “UMA BANANEIRA QUE ME LEMBRASSE QUE EU ESTAVA NOS TRÓPICOS”: Euler Sandeville
25/05 resumo crítico: AMARAL, Tarsila. Pintura Pau-Brasil e Antropofagia. RASM – Revista Anual do Salão de Maio [1939]. São Paulo: Prol editora, Facsímile, 1984, s. p. [leitura da p. 39 a 43]
AULA 10 – 02/06 A FLORESTA, O CERRADO E O PROGRESSO (OU O BRASIL EM REVISTA)
1. PAISAGISMO MODERNO ou BRASIL EM REVISTA (tema a confirmar). Euler Sandeville
2. IMAGENS DA NATUREZA E PAISAGEM DE BRASÍLIA. Gabriel Fernandes
01/06 resumo crítico: Relatório do Plano Piloto de Brasília / disponível em Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) (Iphan) Superintendência do Iphan no Distrito Federal, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal ; coordenação e organização, Carlos Madson Reis, Claudia Marina Vasques e Sandra Bernardes Ribeiro 4. ed.. – Brasília, DF : Iphan-DF, 2018

“Delta Vega Cracking Station. The late Albert Whitlock’s iconic matte painting of the cracking station on Delta Vega as featured in the second pilot of Star Trek from 1965. The story was later edited slightly and made into the TOS episode Where No Man Has Gone Before. Note that this shot, showing the entire landing party, was not used in the episode, though the matte did appear several times with Dehner and Kirk standing in the doorway in the most similar view. This painting was obviously meant to suggest a futuristic oil refinery; in fact, maybe it looks a bit too much like an oil refinery. The same art was slightly reworked and used as the Tantalus penal colony in the first-season episode “Dagger of the Mind.” The curved, four-pointed star shapes on the building at the right were a ubiquitous feature of architectural, industrial and product design of the 1960s, and quickly became a cliché.” Disponível em flickr.com-birdofthegalaxy, acesso em 28 de dezembro de 2022.
—- 09/06 CORPUS CHRISTI
MÓDULO III: FANTASIAS DO BRASIL. QUE TEMPO É ESTE? VISLUMBRES DE NÓS MESMOS: UM NOVO TEMPO EM UM NOVO MUNDO?
“nada será com antes” (“então atravessei o fogo”)
Paisagem Brasileira e Brasis. Representações e imaginário do Brasil e da cidade. Que tempos são estes? Representações nas artes, no urbanismo e no cinema. Que heranças e esperanças nos despertam ou nos assombram? Os sentidos de um longo presente. Intuições e recusas sobre o outro e si mesmo. Visões depreciativas ou enaltecedoras da diferença. A invenção do Brasil na Historiografia: o Brasil como problema.
Os Mutantes, Agosto de 1969, Brazilian National Archives, Public domain, via Wikimedia Commons
AULA 11 – 16/06 “NADA SERÁ COMO ANTES”: Euler Sandeville
15/06 resumo crítico: CORDEIRO, Waldemar. Uma nova variável para o modelo de organização territorial: a evolução dos meios eletrônicos de comunicação. In Waldemar Cordeiro, uma aventura da razão. São Paulo, MAC-USP, 1986, 161-165.
AULA 12 – 23/06 A NATUREZA TROPICAL CONTEMPORÂNEA: Euler Sandeville
Estudo para Estrutura Ambiental para São Paulo, Euler Sandeville e Bruna Palma, Instituto da Paisagem, 2020.
ou SANDEVILLE JR., Euler, PALMA, Bruna Feliciano. Por uma Estrutura Ambiental para a Cidade de São Paulo: Potencialidades e Impasses. São Paulo: Anais do Fórum SP 21. Avaliação do Plano Diretor e da Política Urbana de São Paulo [2021]
25/06 Dossiê de estudos (valores e representações do Brasil, suas gentes e paisagens): equipe de 2 ou 3 alunos.
AULA 13 – 30/06 “SEM LENÇO NEM DOCUMENTO”, POÉTICAS E VISÕES DE MUNDO EM CONFRONTO: Euler Sandeville
29/06 ensaio crítico: Caetano Veloso – É Proibido Proibir (III FIC, Festival Internacional da Canção)
AULA 14 – 07/07 NÃO VIOLÊNCIA ATIVA, JUSTIÇA E PAZ: Euler Sandeville
06/07 ensaio crítico: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?
AULA 15 – 14/07 FANTASIAS DE BRASIL: O FUTURO DE UM PASSADO. QUE TEMPO É ESTE?
13/07 resumo crítico: SANDEVILLE JR., Euler. “A Terra azul…Que mundo é esse? A Natureza e o Tempo (o Mundo), [Biosphera21] on line, São Paulo, 2016.
13/08 Trabalho final. Individual ou em equipe de até 3 alunos.
Página pública (detalhe) “Filmes brasileiros” da Netflix. Consulta em 28 de dezembro de 2022, o linque “Avisos legais”, de 2018, não apresentava restrição ao uso de imagem, exceto como comercialização ou patrocínio.
Informações de interesse geral:
- A disciplina será oferecida em modo remoto síncrono, através de plataforma Zoom e eventualmente Google Meet ou outra similar.
- É obrigatória a disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos nas aulas remotas para garantir a interação mútua entre os alunos e com o professor.
- Os trabalhos serão entregues em pdf formato A4 com fonte arial 12, justificado, espaço 1.5 todas as margens 2. Especificações adicionais serão fornecidas em cada atividade proposta.
- A forma de controle da frequência nas aulas será remota síncrona, com frequência mínima de 75% na disciplina.
- As aulas poderão ser gravadas e eventualmente disponibilizadas publicamente, porém a participação e frequência na disciplina permanece presencial (ao vivo) em modo remoto síncrono.
- Metodologias ativas de ensino, atividades de cooperação e colaboração entre os alunos serão mobilizadas, por meio de seminários sobre documentação primária e secundária e interpretação de filmes, conforme será indicado a cada oferecimento da disciplina.
- A interação entre aluna/aluno e professor se dará durante as aulas, podendo-se eventualmente utilizar de apoio de aplicativo de mensagens ou e-mail.
- Caso o aluno deseje utilizar a sala pró-aluno para acesso às aulas remotas, deverá procurar o setor verificando disponibilidade e horários de funcionamento e mediante realização de agendamento prévio.