NATUREZA, ARTE E CULTURA
TEMA 2023: UM NOVO MUNDO POR DESCOBRIR
Professor Responsável: Euler Sandeville Jr.
Palestrantes convidados: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Solange de Aragão, Gabriel Fernandes.
Período: 17/03/2023 a 14/07/2023 (15 semanas)
A disciplina será integralmente oferecida em modo remoto síncrono
(Todos os linques indicados por ↑ abrem em nova janela)
para conhecer mais da proposta dessa disciplina:
apresentação da proposta da disciplina (2020) ↑
Bibliografia de apoio às aulas ↑
Programa registrado no sistema Janus (Objetivo, Justificativa, Biblio etc.) ↑
PLANO DE ENSINO: CRONOGRAMA PREVISTO (atualização em 4 de maio)
legenda: AULA
legenda das atividades:
atividade obrigatória anterior à aula com entrega
atividade sugerida (facultativa) anterior à aula
MÓDULO 0: FOMOS DESCOBERTOS
AULA 01 – 17/03 PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E HISTÓRIA: Euler Sandeville
leitura indicada:
SANDEVILLE JR., Euler. “Breve advertência sobre períodos, e sobre a organização da navegação neste sítio“. A Natureza e o Tempo (o Mundo), online, São Paulo, 2016.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.
SANDEVILLE JR., Euler. Natureza e artifício: o imaginário e as representações e as práticas. A Natureza e o Tempo (o Mundo), on line, São Paulo, 2020.
+ referências:
BOSI, Alfredo. Colônia, culto e cultura. In Dialética da colonização / Alfredo Bosi. 4a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, pg 11 a 63.
LE GOFF, Jacques. Prefácio à 1a edição de O imaginário medieval. Tradução Manuel Ruas. Portugal: Estampa, 1994 pg 11 a 30.
MENEZES, Ulpiano Bezerra de. A paisagem como fato cultural. In: YÁZIGI, Eduardo (org). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002, pg. 65 a 82.
MENEZES, U. (1996). Morfologia das cidades brasileiras: introdução ao estudo histórico da iconografia urbana. Revista USP, (30), 142-155.
SANDEVILLE JR, Euler. Visões artísticas da cidade e a gênese da paisagem contemporânea. Encontro Nacional de Antropologia e Performance/USP, 2011, São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Antropologia e Performance. São Paulo: Napedra/FFLCH/USP, 2012.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler . Paisagens e métodos. Algumas contribuições para elaboração de roteiros de estudo da paisagem intra-urbana. Paisagens em Debate, FAU.USP, v. 2, p. 1, 2004
SANDEVILLE JÚNIOR, Euler. Paisagens Partilhadas. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 30, p. 203-214, june 2012. ISSN 2359-5361. .
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo, EDUSP, 2002.
SANTOS, Milton. Espaço & Método. São Paulo, Nobel, 1985.
MÓDULO I: UM NOVO MUNDO NUNCA DESCRITO
AULA 02 – 24/03 UMA PAISAGEM PARA O MUNDO: Euler Sandeville
23/03 resumo crítico: MORUS, Thomas. A Utopia. Trad. Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 1997. aqui em inglês e outras edições antigas ou sobre T. Morus). Veja FOLGER SHAKESPEARE LIBRARY: De optimo reip. statu, deque noua insula Vtopia, 1518. PR2321.U82 1518 Cage
leitura de apoio:
SANDEVILLE JR., Euler. Mundus Novus (C. 1055 a 1749). A Natureza e o Tempo (o Mundo), on line, São Paulo, 2016-2018.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler. Visões artísticas da cidade e a gênese da paisagem contemporânea. Encontro Nacional de Antropologia e Performance/USP, 2011, São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Antropologia e Performance. São Paulo: Napedra/FFLCH/USP, 2012.
AULA 03 – 31/03 UM NOVO MUNDO (A ILHA): “FOMOS DESCOBERTOS”: Euler Sandeville
30/03 resumo crítico: VESPÚCIO, Américo. Mundus Novus. Carta a Lorenzo di Piefrancesco dei Medici. In Novo mundo: as cartas que batizaram a América. Prefácio: Antonio Edmilson Martins Rodrigues – 1. ed. – Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013. 130 p.; 21 cm. – (Coleção biblioteca básica brasileira; 38). pag 3 a 14. (disponível em inglês e outras edições aqui).
+ referências:
BELLUZZO, A. M. (1996). A PROPÓSITO D’O BRASIL DOS VIAJANTES. Revista USP, (30), 6-19.
PERRONE-MOISÉS, L. (1996). ALEGRES TÓPICOS: GONNEVILLE, THEVET E LÉRY.Revista USP, (30), 84-93.
SANDEVILLE JR., Euler. A paisagem natural tropical e sua apropriação para o turismo. In Eduardo Yázigi. (Org.). Turismo e Paisagem. São Paulo: Contexto, 2002, v. , p. 141-159
DOSSIÊ BRASIL DOS VIAJANTES. Revista da USP, n. 30, 1996.
SANDEVILLE JUNIOR, Euler, ARAGÃO, Solange de. Poética Tropical. São Paulo: Alameda, 2019 (a edição de 2014 saiu com erros, não compre). Disponível para aquisição em aqui.
“Terra Brasilis”, 1519, Lopo Homem, auxiliado por Pedro e Jorge Reine, 42×59 cm. Integra o “Atlas nautique du Monde” (“Atlas Miller”, cartógrafos Lopo Homem, Pedro Reinel e Jorge Reinel ilustrado pelo miniaturista António de Holanda).
—- 07/04 PÁSCOA
AULA 04 – 14/04 VIVER NOS TRÓPICOS – O SABER O FAZER E O TERRITÓRIO
1 PARTE: O PARAÍSO EM FUGA: NOSSO PROBLEMA, O COLONO: Euler Sandeville
2 PARTE: PAISAGENS CARTOGRAFADAS: VILAS, CIDADES E SERTÕES: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
—- 21/04 TIRA-DENTES
AULA 05 – 28/04 O INVENTÁRIO DOS TRÓPICOS: A AVENTURA DAS PLANTAS E DOS BICHOS: Euler Sandeville
27/04 resumo crítico (para o próximo módulo): SILVA, José Bonifácio de Andrada e; ANDRADA, Martin Francisco Ribeiro de. Viagem mineralógica na Província de São Paulo. Separata do Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, n. 16, março de 1954, p. 66 a 74 e n. 17, julho de 1954, p. 52-62.
DOWLOAD: 1 parte 2 parte
+ referências:
VANZOLINI, P. (1996). A CONTRIBUIÇÃO ZOOLÓGICA DOS PRIMEIROS NATURALISTAS VIAJANTES NO BRASIL. Revista USP, (30), 190-238.
SANDEVILLE JR., Euler. (2004). A divisão natural das paisagens brasileiras. Paisagem E Ambiente, (18), 71-98.
WARMING, Eugênio. Lagoa Santa. Belo Horizonte, Itatiaia, 1973.
WILLEM PISO E GEORG MARKGRAF – “HISTORIA NATURALIS BRASILIAE” 1648. Historia naturalis Brasiliae … : in qua non tantum plantae et animalia, sed et indigenarum morbi, ingenia et mores describuntur et iconibus supra quingentas illustrantu.
MÓDULO II: UM MUNDO MODERNO (XIX-XX): “SAÍMOS EM BUSCA DO BRASIL”
AULA 06 – 05/05 OLHARES PARA O BRASIL: NACIONAIS E ESTRANGEIROS: Euler Sandeville
04/05 (27/04 resumo crítico já entregue): José Bonifácio de Andrada e Martin Francisco Ribeiro de. Viagem mineralógica na Província de São Paulo.
04/05 resumo crítico: MARTIUS, Karl Friedrich Von. Como se deve escrever a Historia do Brasil. Dissertação Oferecida ao Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, pelo dr. Carlos Frederico Ph. De Martius acompanhada de uma biblioteca brasileira, ou lista das obras pertenecentes a Historia do Brasil. Revista de Historia de América, no. 42 (Dec., 1956), pp. 433-458 [Revista do IHGB em 1845]
e:
04/05 comentário livre ou croquis e esquemas a partir da observação das litografias: RUGENDAS, Johann Moritz. Malerische reise in Brasilien 1 v. : il., gravs. color. ; 50 x 35 cm. Stuttgart: Daco Verlag Bläse, 1986; Fac-símile de: Paris, Engelmann & Cie, 1835.. Disponível para dowload em Biblioteca digital do Senado Federal, acesso em 28 de dezembro de 2022
leitura de apoio:
SANDEVILLE JR., Euler. A paisagem da viagem e a natureza da razão. In: JORGE, Luis Antonio. (Org.). II Seminário Internacional Espaços Narrados: as línguas na construção dos territórios ibero-americanos. 1ed.São Paulo: FAU/USP, 2019, v. 1, p. 945-965.
SANDEVILLE JR., Euler. Johann Moritz Rugendas: vivência, observação e invenção de uma natureza tropical brasileiraIn: Paisagens Culturais. Interfaces entre Tempo e Espaço na Construção da Paisagem Sul-Americana ed.Rio de Janeiro : Escola Nacional de Belas Artes publicações, 2008, v.2, p. 199-210.
AULA 07 – 12/05 PAISAGEM NA LITERATURA E NA FOTOGRAFIA NO SÉCULO XIX: Solange de Aragão
leitura de apoio:
ARAGÃO,Solange de e SANDEVILLE JR., Euler. A paisagem brasileira nos álbuns fotográficos da Collecção D. Thereza Christina Maria.In Fotografía brasileña. Orgs. Pablo Rey-García e Charles Monteiro. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2020, p. 59 a 73
ARAGAO, Solange de ; SANDEVILLE JR., Euler . O OLHAR SOBRE A NATUREZA DO BRASIL: DO DESLUMBRAMENTO À DEVASTAÇÃO. In: Encontro De História Da Arte, 2020, Campinas. n. 14 (2019): Histórias do Olhar. Campinas: Unicamp, 2020.
ARAGÃO, Solange de; SANDEVILLE JR., Euler. O Passeio Público do Rio de Janeiro na Literatura, na Pintura e na Fotografia do Século XIX. Paisagem e Ambiente, n. 30, p. 187-202, 30 jun. 2012
1889, Rio de Janeiro, Botafogo. Foto de Marc Ferrez, Coleção Princesa Isabel. In LAGO, Bia Corrêa do; LAGO, Pedro Correa do. Coleção Princesa Isabel: Fotografia do século XIX. Capivara, 2008.
AULA 08 – 19/05 MODERNIDADE EM VERTIGEM: UM JOGO DE DADOS JAMAIS ABOLIRÁ O ACASO… Euler Sandeville
18/05 leitura sugerida: SANDEVILLE JR., Euler. Visões artísticas da cidade e a gênese da paisagem contemporânea. In Encontro Nacional de Antropologia e Performance/USP, 2011, São Paulo. Anais do Encontro Nacional de Antropologia e Performance. São Paulo: Napedra/FFLCH/USP, 2012, ISBN 978-85-7506-211-1.
Man-Ray Les Mystères du Château de Dé, 1929
AULA 09 – 26/05 “UMA BANANEIRA QUE ME LEMBRASSE QUE EU ESTAVA NOS TRÓPICOS”… O BOI SUBIU NO TELHADO: Euler Sandeville
25/05 resumo crítico: AMARAL, Tarsila. Pintura Pau-Brasil e Antropofagia. RASM – Revista Anual do Salão de Maio [1939]. São Paulo: Prol editora, Facsímile, 1984, s. p. [leitura da p. 39 a 43]
leitura recomendada: PRADO, Paulo. Paisagem. In Paulística (1925). Rio de Janeiro: Col. Documentos Brasileiros n. 152, p139-142
leitura de apoio: SANDEVILLE JR., Euler. Anotações para uma história do paisagismo moderno em São Paulo: elaboração da linguagem e conceituação de um campo entre arquitetos . In Paisagem e Ambiente nº 10, 1997, p 97-166
Aragão, S. de, & Sandeville Júnior, E. (2021). O paisagismo moderno brasileiro nas publicações da Revista Acrópole (1938-1971). Paisagem e Ambiente, 31(46), e174092.
SANDEVILLE JR., Euler; DERNTL, Maria Fernanda. Paisagismo e modernidade na Europa na década de 1920. In: VIII ENEPEA – Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, 2006, São Paulo. Caderno de Resumos do VIII ENEPEA, 2006.
AULA 10 – 02/06 NATUREZA E CIDADE
1 PARTE: SÃO, SÃO PAULO: Euler Sandeville
01/06 música sugerida: São, São Paulo Meu Amor – Tom Zé – 1968
IV Festival de Música Popular Brasileira. 1º Lugar (Júri Especial) e 5º lugar (Júri Popular): São, São Paulo Meu Amor (Tom Zé) – intérprete: Tom Zé
2 PARTE: IMAGENS DA NATUREZA E PAISAGEM DE BRASÍLIA. Gabriel Fernandes
01/06 leitura sugerida: Relatório do Plano Piloto de Brasília / disponível em Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil) (Iphan) Superintendência do Iphan no Distrito Federal, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal ; coordenação e organização, Carlos Madson Reis, Claudia Marina Vasques e Sandra Bernardes Ribeiro 4. ed.. – Brasília, DF : Iphan-DF, 2018

“Delta Vega Cracking Station. The late Albert Whitlock’s iconic matte painting of the cracking station on Delta Vega as featured in the second pilot of Star Trek from 1965. The story was later edited slightly and made into the TOS episode Where No Man Has Gone Before. Note that this shot, showing the entire landing party, was not used in the episode, though the matte did appear several times with Dehner and Kirk standing in the doorway in the most similar view. This painting was obviously meant to suggest a futuristic oil refinery; in fact, maybe it looks a bit too much like an oil refinery. The same art was slightly reworked and used as the Tantalus penal colony in the first-season episode “Dagger of the Mind.” The curved, four-pointed star shapes on the building at the right were a ubiquitous feature of architectural, industrial and product design of the 1960s, and quickly became a cliché.” Disponível em flickr.com-birdofthegalaxy, acesso em 28 de dezembro de 2022.
—- 09/06 CORPUS CHRISTI
MÓDULO III: FANTASIAS DO BRASIL. QUE TEMPO É ESTE? VISLUMBRES DE NÓS MESMOS: UM NOVO TEMPO EM UM NOVO MUNDO?
Os Mutantes, Agosto de 1969, Brazilian National Archives, Public domain, via Wikimedia Commons
AULA 11 – 16/06 O ELÉTRON INDIVISÍVEL PASSOU PELAS DUAS FENDAS! “NADA SERÁ COMO ANTES”: Euler Sandeville
15/06 resumo crítico: CORDEIRO, Waldemar. Uma nova variável para o modelo de organização territorial: a evolução dos meios eletrônicos de comunicação. In Waldemar Cordeiro, uma aventura da razão. São Paulo, MAC-USP, 1986, 161-165.
15/06 resumo crítico: SANDEVILLE JR., Euler. “A Terra azul…Que mundo é esse?A Natureza e o Tempo (o Mundo), [Biosphera21] on line, São Paulo, 2016.
vídeo sugerido: Ariano Suassuna, e o Funk Rutherford e Bohr. TEATRO MUNICIPAL ‘DR. ARMANDO DE RÉ’ Aula-espetáculo gravada pelo Ateliê de Imagens em abril de 2008 no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré em comemoração aos 59 anos da cidade de Suzano, SP.
AULA 12 – 23/06 POÉTICAS E VISÕES DE MUNDO EM CONFRONTO: Euler Sandeville
22/06 ensaio crítico: Caetano Veloso – É Proibido Proibir (III FIC, Festival Internacional da Canção)
+ referências: Não Violência Ativa (extratos do caderno JESUS, Mário Carvalho de. Cimento Perus. 40 anos de ação sindical transformam velha fábrica em centro de cultura municipal. São Paulo, Cadernos para Mudar 2, JMJ, 1992)
veja também:
d’ALEMBERT, Jean le Rond e DIDEROT, Denis. Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios – Volume 3, Ciências da natureza. Organização e Tradução: Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças de Souza. São Paulo: UNESP, 2015, Cosmogonia, pg. 56 a 58.
ROMILLY, Jean-Edme. Tolerância (Ordem enciclopédica, Teologia, Moral e Política) in Denis Diderot, Jean le Rond d’Alembert. Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Volume 4: Política. Organização Pedro Paulo Pimenta, Maria das Graças de Souza; tradução Maria das Graças de Souza, Pedro Paulo Pimenta, Thomaz Kawauche – 1.ed. – São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 351-366.
Carta de Karl Marx a Pierre Joseph Proudhon, fechada el 5 de mayo de 1846.
Respuesta de Pierre Joseph Proudhon a Karl Marx, con fecha del 17 de mayo de 1846 en Lyon, Francia.
Declaração das Posturas Adotadas pela Convenção De Paz, 1838. Society for the Establishment of Peace among Men (Sociedade para a promoção da paz entre os homens) redigida por William Lloyd Garrison.
AULA 13 – 30/06 DINÂMICAS AMBIENTAIS E TERRITORIAIS, INTERAÇÕES ESCALARES, TEMPORALIDADES, APRENDIZAGEM SOCIAL E PROCESSOS COLABORATIVOS: Euler Sandeville
29/06 resumo crítico: BRANDÃO, Carlos. Cidades médias como provedoras de bens e serviços públicos e coletivos e como construtoras de cidadania e direitos. In SILVA, William Ribeiro da, SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (orgs.). Perspectivas da urbanização : reestruturação urbana e das cidades. – 1. Ed. Rio de Janeiro : Consequência, 2017, p. 99 a 118.
AULA 14 – 07/07 DINÂMICAS AMBIENTAIS E TERRITORIAIS, INTERAÇÕES ESCALARES, TEMPORALIDADES, APRENDIZAGEM SOCIAL E PROCESSOS COLABORATIVOS: Euler Sandeville
06/07 resumo crítico: Estudo para Estrutura Ambiental para São Paulo, Euler Sandeville e Bruna Palma, Instituto da Paisagem, 2020.
ou SANDEVILLE JR., Euler, PALMA, Bruna Feliciano. Por uma Estrutura Ambiental para a Cidade de São Paulo: Potencialidades e Impasses. São Paulo: Anais do Fórum SP 21. Avaliação do Plano Diretor e da Política Urbana de São Paulo [2021]
leitura de apoio: SANDEVILLE JR., Euler; MANFRÉ, Eliane. Cultura e Paisagem, uma nova perspectiva no tecido urbano. São Paulo: Observatório das Metrópoles, 2014.
+ referências:
THÉRY, Hervé e MELLO-THÉRY, Neli Aparecida de. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território. 3ª ed. São Paulo: EDUSP, 2018.
SANDEVILLE JR., Euler. Programa Universidade Livre e Colaborativa: Processos Colaborativos de Construção do Conhecimento e Aprendizagem em Ação (2003-2012; 2012-2015). Núcleo de estudos da Paisagem, on line, São Paulo, 2018.
SANDEVILLE JR., Euler; FERNANDES, Gabriel de Andrade; BORTOTO, Regina Célia Soares. Universidade livre e colaborativa em Perus: uma experiência didático-pedagógica de aprendizagem colaborativa. In:Arquitectura y calidad socioambiental en ciudades del Cono Sur, Arquitetura e qualidade socioambiental nas cidades do Cone Sul[S.l: s.n.]. Organização: Luis Muller e Maria Lucia Refinetti Martins. (Org.). São Paulo; Buenos Aires: FAU USP (Brasil) e FADU UNL (Argentina), 2016, v. , p. 135-147.
SANDEVILLE JR., Euler. Participação e universidade. Universidade e participação In: Anais do Seminário Nacional Paisagem e Participação: Práticas no Espaço Livre Público. São Paulo: FAU USP, 2007.
SANDEVILLE JR., Euler. Participação e universidade. Universidade e participação In: Anais do Seminário Nacional Paisagem e Participação: Práticas no Espaço Livre Público. São Paulo: FAU USP, 2007.
material de apoio:
Território de Interesse da Cultura e da Paisagem. Natureza e território: para uma estruturação ambiental urbana de São Paulo. Interações escalares e conexões.
Para conceituação e processo de criação dos TICPs em São Paulo clique aqui quando disponível
Para vídeos conceituando a proposição do TICP clique aqui quando disponível
Para conceituação e conteúdo específico do TICP Jaraguá Perus Anhanguera, inclusive alguns trabalhos acadêmicos decorrentes já disponíveis, clique aqui quando disponível
AULA 15 – 14/07 FANTASIAS DE BRASIL: O FUTURO DE UM PASSADO. QUE TEMPO É ESTE? Euler Sandeville
13/07 ensaio crítico: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?
13/08 Trabalho final. Individual para alunos regulares e em equipe de até 3 alunos para alunos especiais.
Página pública (detalhe) “Filmes brasileiros” da Netflix. Consulta em 28 de dezembro de 2022, o linque “Avisos legais”, de 2018, não apresentava restrição ao uso de imagem, exceto como comercialização ou patrocínio.
Informações de interesse geral:
- A disciplina será oferecida em modo remoto síncrono, através de plataforma Zoom e eventualmente Google Meet ou outra similar.
- É obrigatória a disponibilidade de câmera e áudio (microfone) por parte dos alunos nas aulas remotas para garantir a interação mútua entre os alunos e com o professor.
- Os trabalhos serão entregues em pdf formato A4 com fonte arial 12, justificado, espaço 1.5 todas as margens 2. Especificações adicionais serão fornecidas em cada atividade proposta.
- A forma de controle da frequência nas aulas será remota síncrona, com frequência mínima de 75% na disciplina.
- As aulas poderão ser gravadas e eventualmente disponibilizadas publicamente, porém a participação e frequência na disciplina permanece presencial (ao vivo) em modo remoto síncrono.
- Metodologias ativas de ensino, atividades de cooperação e colaboração entre os alunos serão mobilizadas, por meio de seminários sobre documentação primária e secundária e interpretação de filmes, conforme será indicado a cada oferecimento da disciplina.
- A interação entre aluna/aluno e professor se dará durante as aulas, podendo-se eventualmente utilizar de apoio de aplicativo de mensagens ou e-mail.
- Caso o aluno deseje utilizar a sala pró-aluno para acesso às aulas remotas, deverá procurar o setor verificando disponibilidade e horários de funcionamento e mediante realização de agendamento prévio.