Instituto da Paisagem
CORONAVÍRUS NO BRASIL: 1.840 mortos em um dia (03/04)!
No último mês, os óbitos por COVID-19 seguem aumentando em escala nacional, constando esse como o segundo mês com maior número de óbitos desde o início da pandemia, perdendo apenas para julho de 2020, quando foi atingido o primeiro pico.
Esse aumento contínuo e as graves consequências que se verificam por todo o país são consequência e espelham a recusa do governo federal em tratar a pandemia como tal, seja informando a população adequadamente, seja tomando medidas preventivas e de fortalecimento do sistema de saúde.
Nesse momento, passado um ano e 259.271 mortos no país, não há qualquer plano federal de contingenciamento da pandemia em larga escala que considere o distanciamento social, a utilização de EPIs, nem um plano de prevenção a partir da vacina, tornando a doença uma questão política. O pico do ano passado poderá, portanto, ser rapidamente superado por um maior, e muito mais generalizado no país, sendo que as condições do ano passado se deram inicialmente em Estados mais preparados para enfrentar a pandemia à revelia do governo federal.
No momento, a condição é extremamente preocupante e urgente para o país, as curvas indicam um agravamento nas próximas semanas e urge uma mudança de atitude das autoridades federais que se torne condizente com as recomendações médicas e as prolongadas e trágicas evidências da pandemia no pais.

