Boletim Covid-19: Brasil, relatório mensal, fevereiro 2020 a fevereiro 2021

Instituto da Paisagem

CORONAVÍRUS NO BRASIL: 1.840 mortos em um dia (03/04)!


No último mês, os óbitos por COVID-19 seguem aumentando em escala nacional, constando esse como o segundo mês com maior número de óbitos desde o início da pandemia, perdendo apenas para julho de 2020, quando foi atingido o primeiro pico.

Esse aumento contínuo e as graves consequências que se verificam por todo o país são consequência e espelham a recusa do governo federal em tratar a pandemia como tal, seja informando a população adequadamente, seja tomando medidas preventivas e de fortalecimento do sistema de saúde.

Nesse momento, passado um ano e 259.271 mortos no país, não há qualquer plano federal de contingenciamento da pandemia em larga escala que considere o distanciamento social, a utilização de EPIs, nem um plano de prevenção a partir da vacina, tornando a doença uma questão política. O pico do ano passado poderá, portanto, ser rapidamente superado por um maior, e muito mais generalizado no país, sendo que as condições do ano passado se deram inicialmente em Estados mais preparados para enfrentar a pandemia à revelia do governo federal.

No momento, a condição é extremamente preocupante e urgente para o país, as curvas indicam um agravamento nas próximas semanas e urge uma mudança de atitude das autoridades federais que se torne condizente com as recomendações médicas e as prolongadas e trágicas evidências da pandemia no pais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s