Instituto de História da Cultura e da Paisagem
Apresentamos abaixo os gráficos de casos notificados e de mortos por Covid-19 na última semana no Estado de São Paulo, Região Metropolitana de São Paulo e Município de São Paulo.
Considerando-se apenas as semanas desde o início de novembro quando se iniciou o atual novo aumento de casos no país e nessas regiões, desde a semana de 15 a 21 de novembro os números mantinham-se elevados mas varando dentro de uma média.
Na última semana essa média foi gravemente ultrapassada, nas três regiões, para mortes e é particularmente preocupante o aumento de notificações. Isso significa que nas próximas semanas o número de mortes pode vir a aumentar significativamente.
Semanas desde o início da com mais casos do que na primeira semana de 2021, na cidade de São Paulo (o gráfico mostra os resultados apenas a partir de maio):
casos notificados: 4 semanas com mais casos, 40 semanas com menos casos do que na primeira semana de 2021
mortos: 15 semanas com mais casos, 29 semanas com menos casos do que na primeira semana de 2021
Na capital, apenas 4 semanas desde o início da pandemia em 2020 tiveram mais casos notificados do que esta primeira semana de 2021. Apenas 34% das semanas desde o início da pandemia registram mais mortes do que na última semana, indicando a gravidade do momento.



