Boletim Covid-19, 26 de dezembro de 2020 (município/região metropolitana/estado de São Paulo)

cuidem-se (=máscara, distanciamento social, higienização pessoal, de objetos e lugares)
Boletim Covid-19, 26 de dezembro de 2020
ESP+RMSP+SP
Euler Sandeville e Bruna Palma
Instituto da Paisagem

A última semana (20/12 a 26/12) mostrou em relação à semana imediatamente anterior no Estado de São Paulo (ESP), na Região Metropolitana (RMSP) e na capital (SP) uma diminuição importante de casos notificados (39.240, 11.366 e 9.227 respectivamente) e de mortos (779, 357 e 190 respectivamente), mas ainda bastante acima da semana de 01/11 a 07/11 quando tanto os casos começaram a aumentar novamente (9.809, 3.984 e 2186 casos notificados, respectivamente), quanto de mortos (832, 356 e 234 respectivamente em ESP, RMSP e SP). Uma variação diária e semanal de aumento ou diminuição é esperada, mas a da última semana foi mais pronunciada. A verificação desta semana, portanto, é auspiciosa em relação às imediatamente anteriores, mas ainda demanda cuidado redobrado, pois os números permanecem bastante elevados e o isolamento social e cuidados preventivos bastante rebaixado.

Os números permanecem elevados em todas essas três escalas de observação dos dados e temos que aguardar um período maior (usualmente temos adotado uma quinzena, veja e evolução na capital até a quinzena encerrada em 19/12 clicando aqui ↑) para ver se isso se confirma ou não, mas em função das características dos messes de dezembro e janeiro, especialmente, devemos adotar um monitoramento constante e aguardar um tratamento mais cuidadoso das autoridades, o que infelizmente só foi feito em torno do fim de semana do Natal e do Ano Novo. Dado o relaxamento com os cuidados ainda em curso devemos ser cautelosos pois, infelizmente, ainda é possível que as mortes e casos graves venham a se agravar pelo descuido nestes últimos meses desde setembro e outubro, quando os resultados foram expressos em números a partir de novembro com a reversão de uma até então desejada reversão da pandemia no Estado.

Em quase 2 meses (novembro e dezembro até 26/12) morreram no Estado em decorrência da pandemia 6.497 pessoas, sendo que 52%, 3.375 pessoas que morreram no estado moravam na Região Metropolitana de São Paulo e 29% das pessoas que faleceram por efeito da pandemia no Estado eram moradores da capital, 1.859 pessoas.

gráfico apenas ilustrativo, observe que os valores do estado incluem os da Região Metropolitana e da Capital (100%) e os da RMSP os da capital. Para os valores em porcentagem veja o texto.
gráfico apenas ilustrativo, observe que os valores do estado incluem os da Região Metropolitana e da Capital (100%) e os da RMSP os da capital. Para os valores em porcentagem veja o texto.

Infelizmente, confirmou-se a projeção que havíamos feito de ultrapassarmos 1.000 mortos na cidade de São Paulo em dezembro, mas, felizmente, com esses últimos resultados não atingiremos o número que a média do aumento diário até então indicava ser provável (cerca de 1.400 mortos em dezembro).

Continua havendo uma concentração de casos notificados e óbitos no Estado na Região Metropolitana de São Paulo, o que deve favorecer, com as férias e o baixo cuidado, o aumento em outras regiões. Considerando-se os casos notificados em novembro e dezembro (até 26/12), 42% dos casos do Estado nesses quase dois meses foram notificados na Região Metropolitana de São Paulo (24% apenas na capital, 1/4 dos casos de todo o Estado). Considerando os mortos nesse período de quase dois meses, tivemos 52% dos óbitos do Estado ocorrendo na Região Metropolitana de São Paulo, sendo 29% dos óbitos do Estado na capital.

veja estudo anterior, que mostrava a concentração também nas Regionais de Saúde de Sorocaba, Baixada, Taubaté, Campinas e Piracicaba aqui ↑

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s