Boletim Covid-19, 19 de dezembro de 2020
ESP+RMSP+SP
Euler Sandeville e Bruna Palma
Instituto da Paisagem
19 de dezembro de 2020
Se compararmos a evolução de casos e mortos por mês, considerando dezembro tão somente até o dia 19, faltando portanto 12 dias para terminar o mês a tendência de aumento permanece evidente e territorialmente disseminada:
- Poderemos observar que o número de casos no Estado já ultrapassa expressivamente os de novembro, na Região Metropolitana de São Paulo também ultrapassa nesses 18 dias os de novembro e na cidade de São Paulo aproxima-se bastante do mês anterior.
- O número de mortos no Estado já praticamente igualam os do mês anterior e os da Grande São Paulo e do município já ultrapassam significativamente os do mês anterior nesta altura do mês de dezembro.
Considerando a porcentagem de casos e mortes do Estado localizados na Região Metropolitana, parece estar havendo um aumento proporcionalmente maior na RMSP, tal como se verificava nos momentos de maior ocorrência, podendo indicar a importância dessa região no controle da difusão da pandemia pelo Estado.
Veja abaixo as porcentagens e notificações de novos casos e de mortos na RMSP em relação ao total do Estado:
dezembro (até dia 19):
novembro:
outubro:
setembro:
agosto:
julho:
junho:
44% e 60%
46% e 49%
37% e 41%
34% e 43%
40% e 48%
44% e 52%
59% e 68%

