COVID 19: TER CUIDADO CONSIGO E COM OS OUTROS É UM ATO DE RESPEITO E DE AMOR, PARA UM POVO, É UM ATO E UM INDICATIVO DE CIDADANIA
Euler Sandeville e Bruna Palma
Instituto da Paisagem
29 de outubro de 2020
Ao analisar a evolução da pandemia em distritos da zona noroeste e zona central, foram identificados momentos e pandemias diferentes: foram diferentes números, diferentes momentos de pico e diferentes pessoas afetadas pelo vírus em cada distrito.
- No distrito da Sé, o número de casos e óbitos se manteve baixo, no entanto, pessoas mais jovens morreram.
- Dos 10 distritos analisados, apenas 2 tiveram os óbitos concentrados em pessoas acima de 75 anos: Lapa e Barra Funda.
- Enquanto a queda no número de casos é observada a partir do final de agosto para a cidade, os números permaneceram altos nos distritos da periferia noroeste, com Brasilândia ainda apresentando 60 novos casos a 14 dias no mesmo período em que a Sé apresentava apenas 2 novos casos.
A queda nos casos que está sendo observada desde o final de agosto e que permanece até o momento (outubro), deve, portanto, ser analisada com cuidado – a queda não é a mesma em todos os lugares, e o risco em circular pela cidade varia de acordo com o local. Além disso, no mês de setembro houve uma diminuição de 11,5% nos testes realizados no país inteiro. A diminuição de testes conjuntamente uma diminuição do isolamento pode indicar um cenário perigoso, em que os números de casos voltam a aumentar sem sabermos, uma vez que não testados e considerando a demora entre o momento de infecção e o momento da notificação. A pandemia não acabou e o isolamento ainda é primordial.
Fonte de notícias:
https://g1.globo.com/…/brasil-reduz-testes-de-covid-em…↑
https://redeaanalisecovid.wordpress.com/…/segunda-onda…/↑
Links com dados sobre a pandemia:
https://www.ourworldindata.org/coronavirus-data-explorer↑
https://www.seade.gov.br/coronavirus/
