Boletim Covid-19, 12 de novembro de 2020
Euler Sandeville e Bruna Palma
Instituto da Paisagem
12 de novembro de 2020
O monitoramento do COVID que estamos fazendo no Instituto da Paisagem mostra que na última quinzena de dados do SEADE (24/10-07/11) houve reversão na curva que vinha caindo na cidade de São Paulo.
Segundo dados da Fundação SEADE, após uma diminuição de 82% no número de óbitos novos a cada 14 dias desde junho, e de 75% no número de casos novos a 14 dias desde agosto, na semana epidemiológica 45 (01/11 a 07/11), a variação de óbitos a cada 14 dias aumenta em 18% e a variação de novos casos aumenta em 7%. Não saíram ainda os dados da Prefeitura, que têm sido mais elevados do que os do Estado.
É importante ressaltar que, mesmo com a queda expressiva, o número de novos casos ainda está no mesmo patamar que estava entre as semanas epidemiológicas 17 e 19, ao final de abril, quando a quarentena não havia sido flexibilizada. Os dados do início de novembro podem estar subcontabilizados, pois o sistema de notificação de casos SIVEP-GRIPE está com erros para atualização, de modo que o aumento pode ser ainda maior do que contabilizado até agora.
RECOMENDAMOS FORTEMENTE MAIOR ATENÇÃO A TODOS OS CUIDADOS PREVENTIVOS. Esses são dados oficiais.


Médicos mencionaram ter havido um bug no sistema com atraso de lançamentos, precisamos observar mais, mas pode ser que nem todos os dados já tenham sido contabilizados.
Há também notícia de aumento significativo na ocupação dos leitos de UTI de Covid na cidade em hospitais particulares.
boletim em jpg

