a natureza e o tempo (sumário)

A NATUREZA E O TEMPO (O MUNDO):
estudos em história da cultura e da paisagem: representações, imaginário, práticas e poéticas
Euler Sandeville

DO BIG BANG AO DEPOIS DE AMANHÃ

φύσις κόσμος αίων κρόνος καιρός

O Projeto A Natureza e o Tempo (o Mundo) desenvolve estudos de história da cultura a partir da história da ideia de natureza e dos saberes e processos criativos na transformação do espaço, em uma perspectiva crítica dos nexos nos processos de sua produção, com foco nos campos da representação e do imaginário, da construção e transformação de significados, valores e comportamentos e das tensões entre diferentes territorialidades e representações culturais. Colocam-se assim em questão as visões de mundo e a construção de seus significados, bem como os esforços interpretativos, que os diversos sujeitos e projetos mobilizam no âmbito do imaginário e da cultura e nos processos de produção social das paisagens, suas formas de subjetivação, apropriação, valoração e gestão.

APRESENTAÇÃO

  1. CONCEITUAÇÃO (apresenta a proposta do trabalho)
  2. CRONOS: MUNDOS (algumas questões de método)
  3. GEO (as regiões do mundo neste projeto)

A ANTIGUIDADE DOS MUNDOS

  1. A AURORA NA NEBLINA (os relatos das origens, até o neolítico)
    Nossa Terra incognita: amnésia e imaginação: hic sunt dracones
  2. A LONGA ANTIGUIDADE DOS MUNDOS I (3500 a.C. 64 a.C.)
    A natureza, o sagrado e o sobrenatural, o divino, as terras e os tempos.
  3. A LONGA ANTIGUIDADE DOS MUNDOS II (63 a.C. a 1054 d.C.)
    A natureza, o sagrado e o sobrenatural, o divino, as terras e os tempos.
  4. MUNDUS NOVUS (cerca 1054 a 1750/1774)
    A invenção da Europa, a nova Antiguidade. Do sobrenatural à natureza.

SOBRE A BREVIDADE DO PRESENTE

5. MUNDOS MODERNOS (c.1750 A 1945).

6. MUNDOS CONTEMPORÂNEOS (OU DEPOIS DO FIM DO MUNDO) (depois de 1945).
O mundo como matéria. about:config: hic sunt dracones.


NATUREZA E CULTURA NO BRASIL



espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville

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