Euler Sandeville: súmula curricular

Sobre o autor (Resenha Curricular)
Euler Sandeville Jr.
Professor, Arquiteto e Urbanista, Arte Educador.

RESUMO

Professor Livre Docente em Paisagem e Ambiente (Arquitetura e Urbanismo, 2011), Mestre (1993) e Doutor (1999) em Estruturas Ambientais Urbanas, Pós-graduação em Ecologia (1996), Pós-Graduação em História da Igreja e da Teologia (concluindo), Arquiteto e Urbanista (1981), Arte Educador (1994), Poeta.

Criador do domínio Ensino e Pesquisa (https://ensinoepesquisa.net.br/), criador e pesquisador do Projeto Instituto da Paisagem/ Biosphera21 (http://institutodapaisagem.com.br/), Professor do Programa de Pós-Graduação da FAU USP (desde 2002).

Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (2003-2017), Professor Livre Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2001-2019), Membro do Conselho do Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo (2017-2019), Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP 2005-2016), Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP – 2006 a 2010), Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (2008-2014, 2017-2019) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e e Urbanismo da FAU.USP. Assistente Técnico (1983-1988) do Departamento de Patrimônio Histórico e Arquiteto (1989-1994) da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana da Prefeitura Municipal de São Paulo, Professor Universitário em faculdade de Arquitetura(1986-2003).

SÚMULA CURRICULAR

FORMAÇÃO: Professor Livre Docente em Paisagem e Ambiente /Arquitetura e Urbanismo (“Paisagens Partilhadas”, 2011), Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas (“A Herança da Paisagem”, 1994; “As Sombras da Floresta. Vegetação, Paisagem e Cultura no Brasil”, 1999); Pós-graduação em Ecologia (1996), em História da Igreja e da Teologia (concluindo), e Estudos Bíblicos e Pastorais (em curso) Graduação em Arquiteto e Urbanista (1981) e Arte Educador (1994); Poeta.

INSERÇÃO ATUAL: Professor do Programa de Pós-Graduação da FAU USP (2002 ao presente), Criador e pesquisador do Projeto Instituto da Paisagem/ Biosphera21 (2019 ao presente).

EXPERIÊNCIA: Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, Ecologia, História das Artes e da Cultura, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve duas linhas de pesquisa e ação cujas ênfases estão em “História da Cultura e da Paisagem” e “Processos Colaborativos de Construção de Conhecimentos e Ações Educativas (Paisagens Partilhadas / Territórios Educativos)”, acolhendo pesquisadores de diversas áreas de formação, desde iniciação científica até pós-doutoramento e desenvolvendo processos colaborativos com comunidades e escolas públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, participação social e ações educativas (linha de pesquisa), história da cultura, da natureza e da paisagem: representações e poéticas (linha de pesquisa), ministrando disciplinas nos campos de Projeto e Planejamento da Paisagem, Planejamento Ambiental, História da Paisagem Brasileira, História da Paisagem (FFLCH), Gestão Colaborativa e Participação Social, Teoria da Paisagem, História da Arte e do Paisagismo em graduação e pós-graduação. Teve projetos premiados e deu consultoria em projeto no exterior, atuou entre outros projetos na regulamentação da APA do Carmo, criação e implantação do Programa de Gestão da Paisagem e do Patrimônio Eixo Sé-Arouche, organizando ainda o Seminário A Imagem da Cidade e o Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura, teve participação nos Núcleos Regionais de Planejamento, co-autor do Serviço Educativo do Teatro Municipal de São Paulo e em pesquisas na área de Iconografia e Museus.

INSERÇÃO PROFISSIONAL ANTERIOR: Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (2003-2017), Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2001-2019) e do IAU USP (1986-1987), membro de colegiados (Congregação, Conselho de Departamento, Coordenação de Curso – CoC AU, Comissão de Extensão, Grupo de Apoio Pedagógico, Coordenador de Grupo de Disciplinas), Membro do Conselho do Centro Interunidades de História da Ciência da Universidade de São Paulo (2017-2019), Coordenador do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCIDADE, FAU USP 2005-2016), Coordenador do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental (PROCAM.USP – 2006 a 2010), Coordenador (2005-2008) e Vice-Coordenador (2008-2014, 2017-2019) da Área de Concentração Paisagem e Ambiente do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e e Urbanismo da FAU.USP.

Consultor em equipes interdisciplinares na área de recuperação ambiental do trecho sul do Rodoanel (coordenando a equipe Social), na regulamentação da APA do Tietê (coordenando a equipe Social), no Plano de Áreas Verdes e Reservas da USP e grupo de apoio ao plano de áreas verdes do município de São Paulo e no plano de paisagem, proteção e gestão do patrimônio da área central. Criou o Programa Universidade Livre e Colaborativa construído dialogicamente com moradores, do que resultou a criação do Monumento Natural da Pedra Grande em Atibaia, a criação em São Paulo dos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem, exposição Paisagens de Mário de Andrade no IEB USP, cursos de história da paisagem na FAU, no IEB e na Pinacoteca.

Assistente Técnico na Prefeitura do Município de São Paulo no Departamento de Patrimônio Histórico (SMC 1983-1988) e Arquiteto e Urbanista na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (SEHAB 1989-1994). Professor da Universidade Católica de Santos (1986-1999) onde coordenou o Departamento de Teoria da Arquitetura da FAU Santos (1988-1990), da Universidade Braz Cubas (1987-2003), da Universidade São Judas Tadeu (1993-1997), trabalhou em ensino de I e II Graus e Supletivo, Museus, Teatros (1983-1985) e teve escritório técnico Arte Ambiente Projetos de Arquitetura e Paisagismo (1986-1996).


como citar material desta página:

SANDEVILLE JR., Euler. “Euler Sandeville Jr. Sobre o Autor (Resenha Curricular)”. Ensino e Pesquisa, on line, São Paulo, 2017.


espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s