REPRESENTAÇÕES DA PAISAGEM BRASILEIRA: NATUREZA, ARTE E CULTURA (FAU USP, AUP5871)
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Área de Concentração Paisagem e Ambiente
Créditos: 9 Carga horária: 135 horas
Período: 01/09/2020 a 08/12/2020 (15 semanas)
A disciplina será integralmente oferecida em modo EAD
Docente Responsável: Euler Sandeville Júnior
O objetivo desta disciplina é estudar representações das paisagens brasileiras discutindo-as em uma perspectiva histórica cultural de longa duração, a partir de ensaios sobre diferentes séries documentais selecionadas (narrativas, memórias, relatórios, artes plásticas, música, cinema, e outras fontes), procurando desvendar os contextos históricos em que são produzidos, o ideário que mobilizam, suas percepções e representações.
Todos os links abrirão em uma nova janela.
doc 1: apresentação ↑
doc 2: bibliografia geral ↑
doc 3: plano de aulas ↑
doc 4: memorial
doc 5: programa janus
apoio:
representação e imaginário
É preciso, portanto, conceber não apenas a distinção, mas também a confusão entre real e imaginário; não apenas sua oposição e concorrência, mas também sua unidade complexa e sua complementaridade. É preciso conceber as comunicações, transformações e a permutação real <—–> imaginário. E é isso que é muito difícil de conceber
Edgar Morin, 2014 [1977]

Cícero Dias, Macunaima desce por este mundo afora, s/d. Lápis de cor e nanquim sobre papel, 14,4×9,3 cm em anotação doada a Mario de Andrade (acervo do IEB USP).
Flávio de Carvalho, Experiência nº 3, 1956, desfilando pelas ruas do centro de São Paulo quando apresentou o traje masculino de verão, o “New Look“. Nesse ano o artista escrevia para a coluna A Moda e o Novo Homem, publicada no Diário de S.Paulo.
espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville
