OS TEMPOS E OS MUNDOS: SOBRE A ANTIGUIDADE DOS MUNDOS
A LONGA ANTIGUIDADE DOS MUNDO I
A AURORA NA NEBLINA (os relatos das origens, até o neolítico)
Nossa Terra Incognita: amnésia e imaginação: hic sunt dracones [1]
Os ruídos do silêncio…
Euler Sandeville Jr.
φύσις κόσμος αίων κρόνος καιρός
este mundo está em guerra, embora muitos de nós desejem a paz
ARTIGOS
APRESENTAÇÃO DA SEÇÃO A AURORA NA NEBLINA. Euler Sandeville Jr. Ensaio de abertura da seção, retomando algumas descobertas da arte rupestre e nosso modo devassar um passado hoje silencioso.
O BISÃO NA CAVERNA (ARTEFATOS E ARTIFÍCIOS). Euler Sandeville Jr. Ensaio problematizado narrativas das origens e a tensão entre criação e evolucionismo.
ENXERGAR O FUNDO DO LAGO PARA VER DURANTE A TEMPESTADE (sobre criacionismo e evolucionismo, disputas sobre as origens e o presente). Euler Sandeville Jr. Página sobre criacionismo e evolucionismo, disputas sobre as origens e o presente.
RELATOS DAS ORIGENS
Transcrições e traduções de documentos
epopéia de Atrahasis (c. 1600 a. C.) (completo) ↑
Enuma Elish (II milênio a.C.) (completo) ↑
בְּרֵאשִׁ֖ית, (“no começo”; Gênesis) (completo) ↑
os trabalhos e os dias, Hesíodo (750-650 a.C.) (completo)↑
Sintamo-nos convidados a adentrar nesta seção a longa antiguidade dos mundos.
Disponível em Cientistas descobrem flor ‘intacta’ em fóssil de 15 milhões de anos [16/02/2016] noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/02/16/cientistas-descobrem-flor-intacta-em-fossil-de-15-milhoes-de-anos.htm acesso em 17/02/2016, a mesma matéria, com mesmo título Disponível em bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160216_flor_fossil_descoberta_fn.shtml?ocid=socialflow_twitter
NOTAS
1 Frase utilizada em certo mapa medieval. Era comum na cartografia medieval também a representação de dragões e criaturas sobrenaturais. No entanto, a frase também é utilizada por programadores. No Mozilla Firefox a frase aparece quando se digita “about:config” acessando o ambiente de programação do navegador. informação disponível em pt.wikipedia.org/wiki/Hic_sunt_dracones↑.
espiral da sensibilidade e do conhecimento
um projeto de euler sandeville
