núcleo de estudos da paisagem

prof. euler sandeville


espiral     núcleo de estudos     história da cultura     processos colaborativos     ensino e pesquisa     apoio didático     sobre


foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.



retornar à página de abertura desta seção





Desenho: Bactris hirta Mart. [as Bactris unaensis Barb. Rodr.]. Barbosa Rodrigues, J..Sertum palmarum brasiliensium, vol. 2: t. 17 (1903).
A NATUREZA E O TEMPO (O MUNDO): A ESTRUTURA DO PROJETO
docente responsável: Euler Sandeville Jr.


Pesquisar é indagar a existência.
φύσις κόσμος αίων κρόνος καιρός
este mundo está em guerra, embora muitos de nós desejem a paz


I. CONCEITUAÇÃO (apresenta a proposta do trabalho)

1. APRESENTAÇÃO. Euler Sandeville Jr. Página inicial do projeto.

2. A ABORDAGEM DO PROJETO A NATUREZA E O TEMPO. Uma rápida apresentação do projeto que origina o sítio.

3. VISÕES DA NATUREZA E DO MUNDO. Euler Sandeville Jr. Conceituação para este projeto de “Natureza” e “Mundo”.



II. CRONOS: MUNDOS (Algumas questões de método)

1. UMA LINHA DO TEMPO. Euler Sandeville Jr. Gráfico de apoio.

2. COSMOS: MUNDOS. Euler Sandeville Jr. Página intuitiva de abertura da seção.

3. O DILEMA DE CRONOS (2016). Euler Sandeville Jr. Página intuitiva de abertura da seção.

4. O DILEMA DE CRONOS (2017). Euler Sandeville Jr. Página de abertura da seção.

5. BREVE ADVERTÊNCIA SOBRE PERÍODOS, E SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA NAVEGAÇÃO NESTE SÍTIO. Euler Sandeville Jr. Página discute de modo sintético problemas, limites e validade das periodizações.

6. OS TEMPOS E OS MUNDOS. TODOS E PARTES. Euler Sandeville Jr. Apresenta a construção dos blocos temáticos que organizam as narrativas do sítio.

7. PLANETÁRIO. OS TEMPOS E OS MUNDOS. A PASSAGEM DOS TEMPOS E DOS LUGARES ∞. Euler Sandeville Jr. Apresenta o estágio atual de módulos temporais adotados no projeto  para organizar os estudos, as fontes e algumas narrativas.



III. OS TEMPOS E OS MUNDOS: SOBRE A ANTIGUIDADE DOS MUNDOS


todas as indicações cronológicas são apenas uma indicação, que além disso mudam com o amadurecimento do projeto, mas ilustram a estrutura de organização dos conteúdos pensada. Desnecessário dizer que os temas de estudo frequentemente são transversais e não lineares nessa estrutura.

I. A AURORA NA NEBLINA (os relatos das origens, até o neolítico)
Nossa Terra incognita: amnésia e imaginação: hic sunt dracones

NARRATIVAS DAS ORIGENS

PRÉ-HISTÓRIA

II. A LONGA ANTIGUIDADE DOS MUNDOS I (3500 a.C. 64 a.C.)
A natureza, o sagrado e o sobrenatural, o divino, as terras e os tempos.

[ 3500 a.C. - 1200 a.C. ]

[ 1200 a.C. - 750 a.C. ]

[ 750 a.C. - 330 a.C. ]

[ 330 a.C. - 64 a.C. ]

III. A LONGA ANTIGUIDADE DOS MUNDOS II (63 a.C. a 1054 d.C.)
A natureza, o sagrado e o sobrenatural, o divino, as terras e os tempos.

[ 64 a.C. - 98 d.C. ]

[ 98 d.C. - 324 d.C. ]

[ 324 d.C. - 630 d.C. ]

[ 630 d.C. - 962 d.C. ]

[ 962 d.C. - 1054 d.C. ]

III. MUNDUS NOVUS (cerca 1054 a 1750/1774)
A invenção da Europa, a nova Antiguidade. Do sobrenatural à natureza.

[ 1054 d.C. - 1415 d.C. ]

[ 1415 d.C. - 1492 d.C. ]

[ 1492 d.C. - 1543 d.C. ]

[ 1543 d.C. - 1639 d.C. ]

[ 1640 d.C. - 1750 d.C. ]



OS TEMPOS E OS MUNDOS: SOBRE A BREVIDADE DO PRESENTE

IV. MUNDOS MODERNOS (c.1750 A 1945).

[ 1750 d.C. - 1800 d.C. ]

[ 1800 d.C. - 1847 d.C. ]

[ 1848 d.C. - 1888 d.C. ]

[ 1889 d.C. - 1913 d.C. ]

[ 1914 d.C. - 1932 d.C. ]

[ 1933 d.C. - 1944 d.C. ]

V. MUNDOS CONTEMPORÂNEOS (OU DEPOIS DO FIM DO MUNDO) (depois de 1945).
O mundo como matéria. about:config: hic sunt dracones.

[ 1945 d.C. - 1954 d.C. ]

[ 1955 d.C. - 1963 d.C. ]

[ 1964 d.C. - 1973 d.C. ]

[ 1974 d.C. - 1988 d.C. ]

[ 1989 d.C. - 2000 d.C. ]

[ 2000 d.C. - 2010 d.C. ]

[ 2010 d.C. - 20XX d.C. ]



NATUREZA E CULTURA NO BRASIL

estes conteúdos se inserem na estrutura acima, sendo destacados ao longo III, IV e V recortes na pesquisa Estudos Brasileiros: Paisagem, Urbanização e Cultura



TEMAS TRANSVERSAIS

estes conteúdos atravessam de todos os conteúdos acima, conforme os projetos de estudo ou de disciplinas



PROJETO, ENSINO E OFICINAS

os estudos se rebatem, alimentam e avançam através dessas interfaces presenciais em projetos didático-pedagógicos



OUTROS (valendo para todo o portal, na seção SOBRE)

SOBRE O AUTOR

SOBRE O SÍTIO

COMO CITAR MATERIAL DESTE SÍTIO?

SOBRE AS IMAGENS DESTE SÍTIO

LICENÇA DE USO DO CONTEÚDO

POLÍTICA DE DIREITOS AUTORIAS



Folha, detalhe. Foto de Euler Sandeville, 2009.
      










^ retornar ao início da página


uma proposta de Euler Sandeville Jr.


leia em "sobre" a Licença de Uso ↑ do material deste sítio
cite o conteúdo que utilizar deste sítio conforme indicado em cada artigo ou veja aqui modelo ↑ geral
utilizamos na edição deste sítio software livre
Entre em contado conosco ↑