paisagens partilhadas / territórios educativos

prof. euler sandeville





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Festa de formatura do Fundamental II, CIEJA Perus I, dezembro de 2017. Foto Euler Sandeville Jr..







CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO, TERRITÓRIO VIVIDO
Projeto NEP-FAU/USP e CIEJA/PERUS I

Objetivos e Motivação:

“Construção do Território, Território Vivido” é um programa colaborativo do Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP–FAU/USP) e do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Perus I, visando uma construção coletiva entre universidade, escola e moradores para potencializar a capacidade interpretativa dos processos urbanos e ambientais, visando a formação de professores para interpretação da cidade e seu rebatimento em conteúdos didático-pedagógicos e para estudo das condições de vida e moradia dos alunos do CIEJA, segundo a proposição de paisagens cpomo experiências partilhadas e construção social. Nesse sentido, esses são os objetivos:

  • Desenvolver a capacidade de repensar a cidade de maneira coletiva;
  • Construir um currículo significativo para a Educação de Jovens e Adultos;
  • Dialogar com os imigrantes haitianos sobre suas condições de vida atualmente no bairro de Perus;
  • Contribuir para compreender os processos e dinâmicas das paisagens e suas formas de apropriação social e pessoal;
  • Colaborar para a fundamentação de atividades e ações pedagógicas tendo a cidade como território educativo.


Festa de Formatura do CIEJA em 2017-12-16, evidenciando o impacto da Instituição.

Procedimentos em curso:

O programa foi iniciado em 2018, formalizado no Projeto Político Pedagógico do CIEJA Perus I e no Projeto Especial de Ação (PEA I) e criado o PEA II especificamente no âmbito do projeto, aprovados pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, tem como ações em curso:

  • Oferecimento de disciplina optativa da FAU integrada com o projeto;
    Oficina realizada com imigrantes haitianos;
  • Oficinas construídas coletivamente e dialógicas com os projetos dos educadores;
  • Cursos realizados durante o PEA I e II, acerca da história da cidade de São Paulo e oficinas destinadas aos educadores sobre o município e o bairro de Perus;
  • Apresentação do projeto Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) aos educandos;
  • Abertura de Projeto de Bolsa PUB associada a este projeto e a movimentos sociais locais.


Projeto NEP-FAU/USP e CIEJA/PERUS I: CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO, TERRITÓRIO VIVIDO-Reunião de construcao coletiva em 2018-02-16



Projeto NEP-FAU/USP e CIEJA/PERUS I: CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO, TERRITÓRIO VIVIDO-Oficina de campo no Recanto em 2018-02-23



Projeto NEP-FAU/USP e CIEJA/PERUS I: CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO, TERRITÓRIO VIVIDO-GT reuniao NEP CIEJA na FAU em 2018-03-12



Projeto NEP-FAU/USP e CIEJA/PERUS I: CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO, TERRITÓRIO VIVIDO-Anotações na construcao coletiva em 2018-03-09



Projeto NEP-FAU/USP e CIEJA/PERUS I: CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO, TERRITÓRIO VIVIDO-Apresentação do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP) Jaraguá–Perus aos estudantes do CIEJA Perus I em 2018-05-08.



Projeto NEP-FAU/USP e CIEJA/PERUS I: CONSTRUÇÃO DO TERRITÓRIO, TERRITÓRIO VIVIDO-Oficina com haitianos em 2018-06-29

GT de articulação e gestão do projeto:

Prof. Dr. Euler Sandeville Jr. (NEP-FAU USP);

Franciele Busico Lima (Coord. Geral – CIEJA Perus I);

Sheila Ferreira Costa Coelho (Assistente Pedagógica – CIEJA Perus I);

Adriana das Graças de Paula;

Bianca Duarte Lemos;

Carolina de Oliveira Franco;

Cristiane Maria Coutinho Fialho;

Marcela Fontão Nogueira;

Patrícia Siqueira Melo.


      










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uma proposta de Euler Sandeville Jr.


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